O município de Lençóis atingiu a impressionante marca de 100% de ocupação hoteleira durante os festejos de São João, reflexo do sucesso da festa voltada à valorização das tradições. A expectativa da prefeitura é receber cerca de 50 mil visitantes e movimentar aproximadamente R$ 65 milhões na economia local ao longo do período junino.
O alto número de visitantes pode ser explicado pela organização da cidade, pela diversidade de hotéis, pousadas, bares e restaurantes, e pela segurança característica de cidades do interior, além da escolha por um São João com apelo mais tradicional, focado em bandas de forró e atrações típicas da cultura nordestina.
“A cidade está completamente tomada pelo clima junino. Já atingimos lotação máxima na rede hoteleira. É um São João raiz, que movimenta os negócios locais e ajuda a preservar nossa cultura”, afirmou a prefeita Vanessa Senna (PSD).

Os turistas que visitam Lençóis para aproveitar a festa também têm aproveitado para conhecer melhor a cidade. Com isso, a demanda por locação de veículos aumentou consideravelmente. Segundo Liz Kauany, da Locadora Diamantina, toda a frota disponível para aluguel, composta por 28 veículos, foi completamente reservada durante o período: “Nenhuma outra época do ano tem um movimento como esse. A maioria dos clientes vem de São Paulo ou de outros países”.
Arnaud Lyon, médico suíço de 28 anos, vive pela segunda vez o São João na Bahia e aproveitou a ocasião para apresentar a festa à namorada. “Ela está aprendendo a dançar forró, ritmo que me encantei. Depois daqui, vamos aproveitar o Vale do Pati”, conta.
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) está organizando o evento e realizando uma pesquisa para conhecer o perfil dos visitantes, incluindo origem, hábitos de viagem, hospedagem e gastos, além de avaliar a qualidade dos serviços oferecidos durante o período junino.
Programação musical
O São João de Lençóis começou oficialmente na última sexta-feira (20) e segue até esta segunda-feira (24), com uma programação musical que contempla a diversidade do forró em suas diferentes vertentes. Ao longo dos dias, o palco recebe artistas que vão do tradicional forró pé de serra ao romantismo característico do gênero, passando também por versões mais estilizadas e modernas, garantindo uma festa plural e cheia de identidade cultural.
Neste domingo, o São João de Lençóis segue com os shows de Aduílio Mendes, ex-integrante da banda Mastruz com Leite, e Rennan Mendes, que promete embalar o público com muito forró. Na segunda-feira, dia de São João, a festa continua com as apresentações de Mestrinho, referência no forró contemporâneo, e Fábio Carneirinho, que traz no repertório sucessos que celebram a tradição nordestina. Jornal da Chapada com informações do portal Bahia.BA.