O município de Piatã comemorou seus 147 anos de emancipação política na última sexta-feira (11), com uma série de eventos que movimentaram a cidade. A programação contou com celebrações religiosas, apresentações culturais, atividades esportivas e ações voltadas para as crianças.
As comemorações começaram logo cedo, às 6h, com a tradicional Alvorada ao som da Filarmônica 23 de Dezembro. A programação seguiu com atividades esportivas no Ginásio José Pedro Novaes às 8h, e uma missa em ação de graças na Igreja Matriz às 9h. Em seguida, às 10h, foi servido um bolo comemorativo em frente à igreja, reunindo moradores em clima de celebração.
No período da tarde, as atividades continuaram com parque infantil montado em frente à Cozinha Comunitária às 15h30, garantindo a diversão da criançada. Às 17h, o Estádio Armindão recebeu mais uma rodada esportiva. O encerramento contou com o tradicional ‘Parabéns para Piatã’, também na Cozinha Comunitária, com outro bolo comemorativo servido na Rua José Francisco Mesquita, na comunidade do Tangará.
O prefeito Marcos Paulo (PSD) participou de todas as atividades ao lado dos moradores, destacando a importância da data para valorizar e preservar a história do município. “Comemoramos não apenas o aniversário da cidade, mas também a força e a união do nosso povo, que fazem de Piatã um lugar cada vez melhor para se viver”.
Cultura, clima e produção agrícola valorizam a identidade de Piatã
Além da programação festiva, o aniversário de Piatã reforçou o sentimento de pertencimento e orgulho da população pela história e pelas conquistas do município. Conhecida por suas tradições culturais e pelo clima mais frio do Nordeste, a cidade também se destaca como referência em desenvolvimento sustentável e preservação da memória local.
Outro grande motivo de celebração é o reconhecimento nacional que Piatã tem alcançado na produção de cafés especiais. A agricultura familiar segue sendo um dos pilares da economia, movimentando a zona rural e projetando o nome do município para além das fronteiras da Chapada Diamantina.
Jornal da Chapada














































