Mucugê se prepara para receber mais uma edição das oficinas da Pré-Fligê, que acontecem entre os dias 4 e 12 de agosto no Ponto de Cultura, localizado na Praça Coronel Propércio. As atividades fazem parte da programação preparatória para a Festa Literária de Mucugê (Fligê 2025), que acontece anualmente no município, reunindo escritores, artistas e o público em torno da literatura e da cultura. As inscrições podem ser realizadas através do link.
As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário online. A programação inclui atividades em diversas linguagens artísticas, como teatro, literatura, música, cultura digital, aquarela botânica e tranças afro. As oficinas são gratuitas e voltadas à comunidade local e visitantes interessados em vivências culturais.
A programação começa no dia 4 de agosto, com oficina de teatro ministrada por Sergio Farias, que será realizada sempre às 10h, de segunda a sexta-feira. No dia 9, às 10h, a escritora Ana Clara Galindo conduz a oficina literária “A terceira margem do rio”, inspirada na obra de Guimarães Rosa. No mesmo dia, às 14h, Rodrigo Reis comanda a oficina de música.
Outros destaques incluem a oficina de escrita de crônica com Alexandre Pinto, marcada para a sexta-feira (9), às 10h; a oficina de cultura digital com Pedro Jatobá no dia 10, também às 10h; e a oficina de aquarela botânica com o Ateliê Mucugê, agendada para o dia 11 de agosto, às 15h. Encerrando a programação, no dia 12, às 10h, acontece a oficina de trança com Daiane do Rosário, seguida da história ‘Trançando o Amor’.

Fligê 2025
A oitava edição da Fligê será realizada entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025, na Chapada Diamantina, com o tema “Literatura: Rios e Matas da Narrativa”. Consolidada como um dos principais eventos literários da Bahia, a programação gratuita reunirá escritores, leitores e pesquisadores em debates, lançamentos de livros, oficinas, saraus e atrações voltadas ao público infantojuvenil.
Com foco na valorização da oralidade e na conexão entre literatura, cultura e natureza, a Fligê integra a rede de feiras literárias do estado. O evento é organizado pelo Instituto Incluso e conta com apoio da Fundação Pedro Calmon, do Governo da Bahia e do Governo Federal, reafirmando seu papel no fortalecimento da cena cultural baiana.
Jornal da Chapada














































