A primeira etapa do processo de beatificação da agricultora baiana Maria Milza dos Santos Fonseca será iniciada nesta sexta-feira (15), no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Essa cerimônia acontecerá às 9h30, no Santuário Diocesano da Caridade Nossa Senhora das Graças, no povoado de Alagoas.
A sessão será presidida por Dom Estevam dos Santos Silva Filho, bispo da Diocese de Ruy Barbosa, e marca o início oficial da fase diocesana do processo, etapa autorizada pela Santa Sé, em Roma. A partir deste momento, serão colhidos testemunhos, documentos e outros elementos que possam comprovar a vivência das virtudes cristãs por Maria Milza.
Essa fase é considerada fundamental para o avanço do processo junto ao Vaticano. Se concluída com êxito, os dados coletados serão enviados à Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, que analisará a documentação.
Após a instalação da fase diocesana, será celebrada a Santa Missa da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. A celebração também marcará os 102 anos de nascimento de Maria Milza, considerada por muitos fiéis uma figura de fé e caridade no interior da Bahia.
Caso a beatificação seja aprovada, Maria Milza poderá se tornar a segunda santa da Bahia, depois de Santa Dulce dos Pobres.
Jornal da Chapada














































