• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Estilo de vida

#Chapada: Brigadista experiente denuncia ‘Indústria do Fogo’ e alerta para interesses econômicos por trás de incêndios florestais

Através de um manifesto, Homero Vieira aponta que muitos incêndios não são acidentes naturais, mas fazem parte de um ciclo de destruição ambiental explorado por quem se beneficia política e financeiramente.

Estagiário 1 por Estagiário 1
17 agosto 2025 - 12h57
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Urgente
0
#Chapada: Brigadista experiente denuncia ‘Indústria do Fogo’ e alerta para interesses econômicos por trás de incêndios florestais

O brigadista Homero Vieira identifica interesses econômicos por trás dos incêndios florestais na Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução |

Com mais de 47 anos de experiência no combate e monitoramento de incêndios florestais, o brigadista e pesquisador Homero Vieira dos Santos, conhecido como Velho Urso, lançou um manifesto em que denuncia o que chama de ‘Indústria do Fogo’. O documento aponta que muitos incêndios não são acidentes da natureza, mas fazem parte de um ciclo de interesses econômicos e políticos que se beneficia da destruição ambiental.

Homero alerta que tratar os incêndios florestais apenas como consequência das mudanças climáticas ou do aquecimento global serve para mascarar responsabilidades locais, deixando de apontar e punir aqueles que provocam as queimadas ou se beneficiam economicamente da destruição da floresta. “Nem todo incêndio é acidente. Nem toda tragédia é natural. Nem toda fumaça é inocente”, alerta o brigadista em seu manifesto.

Para ele, a propagação das chamas não deve ser encarada apenas como uma tragédia inevitável da natureza. Muitos dos incêndios que acontecem na Chapada Diamantina têm origem intencional e, em diversos casos, não são combatidos adequadamente, permitindo que se espalhem com maior intensidade.

Um Incêndio florestal de grandes proporções atingiu Andaraí em novembro de 2023 | FOTO: Reprodução |

Homero alerta que, para determinados interesses, o fogo pode ser até bem-vindo, funcionando como parte de um ciclo que começa na omissão das autoridades e termina gerando lucro. Esse padrão evidencia como alguns incêndios florestais deixam de ser apenas um problema ambiental para se tornar um instrumento de exploração econômica.

O brigadista afirma que o fogo se tornou instrumento de especulação e de dominação territorial, em um processo que envolve a flexibilização de leis ambientais, a chegada de empreendimentos e loteamentos, além de contratos que transformam áreas queimadas em oportunidade de negócio. “A floresta não é combustível para lucro. A crise climática não pode ser usada como desculpa para apagar responsabilidades locais”, reforça.

Apesar do cenário preocupante, Homero lembra que existem caminhos possíveis para prevenir e reduzir os incêndios. Técnicas de manejo adequado, monitoramento antecipado, integração de comunidades tradicionais e valorização da ecologia do fogo são estratégias já conhecidas, mas pouco aplicadas.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Chapada: Edição histórica do Festival de Lençóis terá grandes shows, segurança e infraestrutura reforçada

Próximo Post

#Chapada: Odontomóvel leva cuidados com saúde bucal e orientações sobre higiene para moradores de Morro do Chapéu

Próximo Post
#Chapada: Odontomóvel leva cuidados com saúde bucal e orientações sobre higiene para moradores de Morro do Chapéu

#Chapada: Odontomóvel leva cuidados com saúde bucal e orientações sobre higiene para moradores de Morro do Chapéu

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.