• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Educação

#Chapada: Nova lei fortalece alfabetização de crianças, jovens e adultos em Morro do Chapéu

A medida, publicada no Diário Oficial do Município, tem como objetivo garantir que todos os estudantes sejam alfabetizados até o final do Ensino Fundamental I e na primeira fase da EJA.

Estagiário 1 por Estagiário 1
11 setembro 2025 - 14h34
no Cidades, Educação, Menu Principal, Urgente
0
#Chapada: Nova lei fortalece alfabetização de crianças, jovens e adultos em Morro do Chapéu

A prefeita Juliana Araújo celebra os avanços na alfabetização em Morro do Chapéu | FOTO: Montagem do JC |

A Prefeitura de Morro do Chapéu sancionou a Lei n° 1.438/2025, que institui a Política Pública Municipal de Alfabetização na rede municipal de ensino, reforçando o compromisso com a aprendizagem desde os anos iniciais. A medida, publicada no Diário Oficial do Município, tem como objetivo garantir que todos os estudantes sejam alfabetizados até o final do Ensino Fundamental I e na primeira fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A prefeita Juliana Araújo (PDT) destacou que o plano “é essencial para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de escolarização”.

Juliana Araújo ainda ressaltou que a iniciativa também prevê acompanhamento pedagógico contínuo e ações de apoio aos professores, visando fortalecer o processo de alfabetização de forma ampla e estruturada.

A nova lei estabelece princípios como a cooperação entre União, Estado e município, a adesão ao Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada e a valorização de práticas pedagógicas que dialoguem com a realidade local. A iniciativa busca criar um ambiente educacional integrado, no qual diferentes esferas da educação trabalhem juntas para garantir o aprendizado efetivo das crianças.

A política também prevê a formação continuada de professores, coordenadores e gestores, com foco na capacitação e no aperfeiçoamento das metodologias de ensino. Também incentiva a implementação de práticas inovadoras para o desenvolvimento da leitura, escrita e matemática.

A determinação defineainda mecanismos de monitoramento e avaliação, incluindo provas internas e externas em larga escala, para acompanhar os resultados da alfabetização. A secretária municipal de Educação, Serjane Guimarães, destacou que “a lei é de extrema importância para o município, tendo em vista a necessidade de criar alternativas para além da valorização profissional dos professores e a alfabetização das crianças na idade certa”.

A diretora do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Sílvia Fedulo, destacou o ciclo formativo para os professores. “Estamos com o projeto educação em ação que tem como meta levar a equipe técnica da Seduc até as escolas, para que possamos monitorar tais resultados, planejando e projetando metas que sanem as dificuldades enfrentadas
pelas unidades de ensino”.

Em agosto, o Governo da Bahia sancionou a Lei n° 25.668/2025, que institui o Programa Bahia Alfabetizada, uma iniciativa voltada a fortalecer a alfabetização infantil em todo o estado. O programa visa consolidar a colaboração entre o Estado e os 417 municípios baianos, oferecendo suporte pedagógico e estratégico para garantir que mais crianças aprendam a ler e escrever, além de contribuir para o enfrentamento do analfabetismo na população jovem e adulta. As informações são de assessoria.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Chapada: Município de Irecê recebe atividades da Clínica do Paradesporto da Sudesb

Próximo Post

#Chapada: Prefeita Eridan de Bonifácio discute projetos de infraestrutura hídrica durante reunião na Cerb em Salvador

Próximo Post
#Chapada: Prefeita Eridan de Bonifácio discute projetos de infraestrutura hídrica durante reunião na Cerb em Salvador

#Chapada: Prefeita Eridan de Bonifácio discute projetos de infraestrutura hídrica durante reunião na Cerb em Salvador

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.