Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Eduardo Bolsonaro assume liderança da Minoria na Câmara mesmo morando nos Estados Unidos

Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) | FOTO: Mário Agra/Agência Câmara/Arquivo |

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou nesta terça-feira (16) que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi oficializado como novo líder da Minoria na Casa. A atual líder, deputada Carol de Toni (PL-SC), abriu mão do cargo em favor do colega de bancada, que reside nos Estados Unidos desde fevereiro.

A decisão tem como objetivo evitar que Eduardo Bolsonaro perca o mandato por excesso de faltas. Segundo ato da Mesa Diretora da Câmara, de 2015, líderes partidários têm ausências justificadas em sessões deliberativas e votações, o que permite ao deputado atuar remotamente, inclusive por meio de celular.

“Ele vai se pronunciar ainda hoje sobre a liderança que está assumindo e também sobre os rumos da oposição nas próximas semanas”, informou Sóstenes.

Carol de Toni assumirá a vice-liderança e ficará responsável por representar a Minoria fisicamente no plenário e em reuniões com o presidente da Câmara, Hugo Motta. O líder da Oposição, deputado Zucco (PL-RS), confirmou que Carol terá papel fundamental na articulação presencial, diante da ausência física de Eduardo.

Os líderes oposicionistas também informaram que será votado nesta quarta-feira (17) o pedido de urgência para a proposta de anistia. O texto ainda está em fase de elaboração e deve ser apresentado até amanhã.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile