• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Política

#Política: Lula anuncia construção da Casa da Igualdade Racial na Bahia durante conferência nacional

Espaço será voltado à promoção da equidade racial e valorização das comunidades tradicionais, reforçando políticas públicas de combate ao racismo.

Estagiário 2 por Estagiário 2
16 setembro 2025 - 21h33
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Política
0
#Política: Lula anuncia construção da Casa da Igualdade Racial na Bahia durante conferência nacional

Lula anuncia construção da Casa da Igualdade Racial da Bahia durante conferência nacional | FOTO: Ricardo Stuckert/PR |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na noite de segunda-feira (15), a construção da Casa da Igualdade Racial da Bahia, durante a cerimônia de abertura da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada em Brasília. O evento, que acontece até sexta-feira (19), reúne representantes de todo o país para discutir políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo e à promoção da equidade.

A cerimônia contou com a presença das ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Margareth Menezes (Cultura). A Bahia esteve representada pela secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães, que destacou a importância da iniciativa para o estado.

“A instalação da Casa da Igualdade Racial na Bahia é uma conquista muito importante e simboliza o compromisso do Governo Federal com o enfrentamento ao racismo e a promoção da equidade. Além disso, a retomada das conferências nacionais fortalece a participação social e abre espaço para avançarmos na construção de políticas públicas transformadoras para o nosso povo”, afirmou Ângela.

Segundo o governo, a Casa da Igualdade Racial será um espaço de convivência comunitária e de apoio especializado para a população negra e comunidades tradicionais, com foco na valorização da cultura afro-brasileira e no fortalecimento das relações sociais.

A Bahia conta com uma delegação de 116 representantes eleitos durante a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Salvador entre os dias 20 e 22 de agosto. Esses delegados participam ativamente das discussões da Conapir, que visa definir ações e diretrizes nacionais para o setor.

Durante a abertura, a ministra Anielle Franco assinou protocolos de intenção para adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) com os municípios de Fortaleza (CE), Itabira (MG), Contagem (MG) e Pelotas (RS). Também foram anunciadas novas Casas da Igualdade Racial no Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Representando o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Marina Duarte destacou a necessidade de garantir direitos e combater a violência.

“Queremos viver e viver sem medo da morte, apenas pensar na garantia de direitos. Essas vozes que estão aqui hoje precisam ser ouvidas e consideradas na hora de orientar as políticas desse país”, declarou.

Além de Lula, participaram da cerimônia a primeira-dama Janja Lula da Silva, além de diversos ministros, como Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Márcia Lopes (Mulheres), Marina Silva (Meio Ambiente), Camilo Santana (Educação), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wolney Queiroz (Previdência Social).

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: bahiaConapirIgualdade RacialLulapolíticas públicas
Post Anterior

#Economia: BRICS lança Brics Pay em setembro para reduzir dependência do dólar

Próximo Post

#Cultura: Escultura em homenagem a Preta Gil é inaugurada em Copacabana

Próximo Post
#Cultura: Escultura em homenagem a Preta Gil é inaugurada em Copacabana

#Cultura: Escultura em homenagem a Preta Gil é inaugurada em Copacabana

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.