• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Menu Principal Saúde

#Brasil: Ministério da Saúde reforça acesso a absorventes e lança Fórum de Mulheres na Saúde

Nova iniciativa amplia o Programa Dignidade Menstrual e cria espaço permanente de diálogo com a sociedade civil para fortalecer políticas públicas voltadas à saúde das mulheres.

Estagiário 2 por Estagiário 2
29 outubro 2025 - 00h30
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Saúde
0
#Salvador: Prefeitura sanciona lei que prevê distribuição gratuita de absorventes para mulheres em vulnerabilidade social

Estudantes podem emitir autorização pelo portal do Pé-de-Meia | FOTO: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil |

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, lançaram nesta terça-feira (28), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Fórum de Mulheres na Saúde. A ação integra o conjunto de políticas de reforço de gênero no país e tem caráter permanente, com foco em debates e construção coletiva.

O objetivo é fortalecer as políticas públicas de saúde voltadas às mulheres, promovendo saúde integral e ampliando a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).

“É uma alegria instalar esse fórum, demanda que combinamos durante a transição de cargo. Esse é um espaço de articulação da sociedade civil, pois acreditamos que qualquer política pública deve ter um espaço permanente com as lideranças da sociedade civil que poderão interagir e cobrar, sobretudo quando tratamos da saúde integral das mulheres, prioridade absoluta do presidente Lula e do Ministério da Saúde”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

Segundo o Ministério da Saúde, o Fórum — de caráter consultivo e propositivo — abordará temas essenciais para a saúde do público feminino, como saúde sexual e reprodutiva, atenção ao parto e pós-parto, menopausa, saúde menstrual, violência de gênero, saúde mental e prevenção de cânceres femininos.

De acordo com o órgão, a iniciativa busca garantir que as políticas públicas estejam alinhadas às reais necessidades das mulheres brasileiras, promovendo equidade e fortalecimento do cuidado no SUS. A próxima reunião do Fórum está prevista para janeiro de 2026.

A iniciativa também irá fortalecer o Programa Dignidade Menstrual, criado em 2024, que já beneficia 3,7 milhões de mulheres e meninas com a distribuição gratuita de 392 milhões de absorventes, em um investimento superior a R$ 195 milhões.

Além disso, o Ministério da Saúde destacou que seguirá incentivando ações em prol do Outubro Rosa, ampliando a conscientização e o cuidado com a saúde feminina em todo o país.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: Dignidade MenstrualMinistério da SaúdeSaúde da MulherSUS
Post Anterior

#Chapada: DJ Preta, Balaio Delas e Sertão de Fé entram na programação do Festival de Forró de Lençóis

Próximo Post

#Chapada: ‘Outubro Rosa’ é marcado por ação de prevenção e orientação sobre câncer de mama em Boa Vista do Tupim

Próximo Post
#Chapada: ‘Outubro Rosa’ é marcado por ação de prevenção e orientação sobre câncer de mama em Boa Vista do Tupim

#Chapada: 'Outubro Rosa' é marcado por ação de prevenção e orientação sobre câncer de mama em Boa Vista do Tupim

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.