A Secretaria Municipal de Agricultura e Reforma Agrária de Morro do Chapéu promoveu, na última segunda-feira (3), uma importante ação voltada ao fortalecimento da agricultura familiar na comunidade de Domingos Lopes. A iniciativa levou atendimento itinerante aos agricultores e agricultoras da região, facilitando a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento essencial para o acesso a políticas públicas, programas de crédito rural e incentivos voltados ao setor.
Além do atendimento para regularização do cadastro, a equipe técnica da SEAGRI participou de uma reunião com a associação comunitária local. O encontro serviu como um espaço de escuta e troca de experiências entre os produtores rurais, permitindo que dúvidas fossem esclarecidas e que fossem compartilhadas boas práticas voltadas à convivência com o semiárido e ao aprimoramento da produção agrícola.
Durante a atividade, foram apresentadas informações sobre programas voltados ao campo, como iniciativas de apoio técnico, alternativas de comercialização e estratégias para o fortalecimento das cadeias produtivas locais. A ação também discutiu o papel do CAF como instrumento de acesso a benefícios como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A iniciativa integra o conjunto de ações voltadas ao enfrentamento da estiagem prolongada que tem afetado diversas comunidades rurais do município. Com a aproximação da secretaria das localidades mais impactadas, o objetivo é garantir suporte técnico e oportunidades para que os agricultores mantenham suas atividades produtivas de forma sustentável, mesmo diante das adversidades climáticas.
Jornal da Chapada














































