• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Menu Principal

#Bahia: Salvador obriga uso de câmeras de segurança em corridas por aplicativo

Lei sancionada por Bruno Reis determina que veículos de Uber, 99Pop e outras plataformas instalem câmeras internas com gravação em Full HD para garantir mais segurança a motoristas e passageiros.

Estagiário 2 por Estagiário 2
12 novembro 2025 - 22h11
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal
0
#Bahia: Salvador obriga uso de câmeras de segurança em corridas por aplicativo

Motoristas deverão instalar câmeras na parte interna dos veículos | FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil |

Lei sancionada por Bruno Reis (UB), determina que veículos de Uber, 99Pop e outras plataformas instalem câmeras internas com gravação em Full HD para garantir mais segurança a motoristas e passageiros

As corridas realizadas por aplicativos de transporte, como Uber e 99Pop, deverão ser monitoradas por câmeras de segurança instaladas no interior dos veículos. A nova lei, sancionada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (12) e passa a valer imediatamente.

O projeto, de autoria do vereador Duda Sanches (União), foi aprovado pela Câmara Municipal em setembro e tem como objetivo aumentar a segurança tanto para os motoristas quanto para os usuários do serviço.

De acordo com o texto, será obrigatória a instalação de câmeras de videomonitoramento na parte interna dos veículos utilizados por aplicativos de mobilidade urbana individual em Salvador. O fornecimento do equipamento deverá ser responsabilidade das próprias plataformas, que poderão enviar os dispositivos aos condutores ou reembolsar o valor gasto na compra.

As câmeras deverão ter resolução mínima de 1080p (Full HD) e capacidade de armazenamento de, no mínimo, 32 GB. Elas devem ser instaladas na parte frontal interna do veículo, de forma que capturem imagens de todo o interior.

Além disso, será exigido um adesivo informativo alertando que o ambiente está sendo monitorado. Caso o passageiro não concorde com a gravação, poderá cancelar a corrida, mediante pagamento de uma taxa.

A gravação das imagens terá início e término junto com a corrida. O tratamento, armazenamento e eliminação dos dados serão de responsabilidade das empresas operadoras dos aplicativos, que também deverão garantir a proteção das informações pessoais.

O descumprimento da lei poderá gerar penalidades. Na primeira infração, o motorista ou a empresa receberá advertência por escrito, e, em caso de reincidência, multa.

A medida surge em meio a crescentes debates sobre segurança no transporte por aplicativo, diante de casos de violência envolvendo tanto passageiros quanto motoristas.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: Motorista de aplicativosalvadorSegurançaUber
Post Anterior

#Economia: Produção industrial da Bahia recua 4,7% em setembro, segundo o IBGE

Próximo Post

#Política: Aprovação de Lula volta a cair e desaprovação cresce, aponta Genial/Quaest

Próximo Post
#Política: Lula diz que autoritarismo teme as mulheres em conferência nacional

#Política: Aprovação de Lula volta a cair e desaprovação cresce, aponta Genial/Quaest

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.