O Pantanal da Chapada Diamantina está em chamas e a situação exige ação imediata. A urgência é por aviões, aeronaves e todo apoio possível para combater o incêndio que já ameaça a vegetação e o equilíbrio ambiental da região.
Nesta quarta-feira (19), estiveram no controle das operações a CIFA, BRAL e os Florestais do GBM. As equipes atuaram até o anoitecer, quando o trabalho precisou ser interrompido, já que o controle noturno no pantanal não é recomendado. As brigadas devem retornar na manhã desta quinta-feira (20) para dar continuidade ao combate.
Equipes em atuação hoje
• Florestais GBM
• CIFA – Andaraí
• BRAL – Lençóis
O incêndio apresenta características diferentes do fogo em áreas de serra. A vegetação é composta por árvores, o que torna o controle mais complexo e exige reforço urgente. Mesmo com dificuldades, as equipes conseguiram evitar o avanço de uma das frentes da cabeça do fogo, mas a frente que segue em direção a Lençóis permanece forte.
Segundo os relatos, o apoio recebido até agora é restrito:
• Florestais do GBM
• Prefeitura de Andaraí
• Prefeitura de Lençóis
Até o momento, nenhum outro órgão se manifestou. As equipes esperam instalar o SCI – Sistema de Comando de Incidente, para que seja possível realizar um trabalho mais orquestrado e eficaz. A expectativa é de que, com apoio técnico e estrutura adequada, seja possível conter a destruição.
A ausência de posicionamento de órgãos como INEMA, APA e Bahia Sem Fogo causa preocupação entre os profissionais em campo.
Jornal da Chapada

