O senador Flávio Bolsonaro (PL) confirmou, nesta sexta-feira (5), que será candidato à Presidência da República em 2026. O anúncio foi feito nas redes sociais após dias de negociações internas na cúpula bolsonarista e selado com o aval pessoal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), descrito pelo filho como a “maior liderança política e moral do Brasil”.
A decisão encerra especulações sobre o nome que representaria o bolsonarismo no pleito presidencial e, ao mesmo tempo, esfria a possibilidade de união de setores da centro-direita e da direita tradicional em torno de uma candidatura única contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com a escolha de Flávio, cresce a expectativa de que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) — considerado até então o principal nome do campo bolsonarista para 2026 — opte por disputar a reeleição no estado, mantendo-se como aliado estratégico da família Bolsonaro.
Em texto divulgado nas redes sociais, Flávio afirmou: “É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação.”
O senador também mencionou elementos religiosos em sua declaração: “Eu me coloco diante de Deus e diante do Brasil para cumprir essa missão. E sei que Ele irá à frente, abrindo portas, derrubando muralhas e guiando cada passo dessa jornada.”
A consolidação de Flávio como nome do movimento ocorre em meio à ausência do pai na cena política, desde sua prisão domiciliar em agosto e posterior prisão preventiva, em 22 de novembro. Desde então, o senador tem atuado como principal porta-voz do ex-presidente e articulador político dentro do Congresso e entre apoiadores.
A pré-candidatura marca o início de uma reorganização no campo bolsonarista, que agora busca consolidar alianças e estrutura partidária para enfrentar a disputa presidencial daqui a dois anos.
Jornal da Chapada











































