• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Economia

#Economia: Ano eleitoral pode favorecer debate sobre redução da jornada de trabalho, avalia Luiz Marinho

Ministro do Trabalho afirma que 2026 não é obstáculo para mudanças na legislação e defende fim da escala 6x1.

Estagiário 2 por Estagiário 2
30 dezembro 2025 - 23h32
no Cidades, Curiosidades, Economia, Menu Principal
0
#Economia: Ministro do Trabalho critica política de aumento da Selic

Luiz Marinho durante coletiva sobre dados do emprego formal | FOTO: Antônio Cruz/Agência Brasil |

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta terça-feira (30) que o ano de 2026 pode ser favorável para a aprovação, pelo Congresso Nacional, da redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas e do fim da escala 6×1, em que o trabalhador atua seis dias consecutivos para um de descanso. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa para divulgação dos dados de empregos formais gerados em novembro.

Segundo o ministro, o contexto eleitoral pode, inclusive, facilitar o avanço do tema, desde que haja mobilização da classe trabalhadora. Para ele, o engajamento social é decisivo para pressionar o Congresso a votar mudanças na legislação trabalhista.

Luiz Marinho comparou o debate à aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, que foi aprovada por unanimidade na Câmara e no Senado após forte pressão social. De acordo com o ministro, o mesmo caminho pode ocorrer com a pauta da jornada de trabalho.

Na avaliação do titular da pasta, a economia brasileira já reúne condições para sustentar a redução da carga horária semanal. Ele destacou que a eliminação da escala 6×1 é uma das principais bandeiras, especialmente entre os jovens trabalhadores.

O ministro também ressaltou que as negociações coletivas entre sindicatos e empresas podem assegurar o funcionamento de atividades que operam continuamente, como setores industriais e da saúde, mesmo com mudanças na jornada. Para ele, a legislação não impõe um modelo rígido e permite acordos entre empregadores e empregados.

Apesar do cenário eleitoral, Marinho defendeu que o debate não seja transformado em disputa política, mas conduzido com foco nos impactos positivos para empresas, trabalhadores, economia e ambiente de trabalho.

Atualmente, diferentes projetos de lei tramitam no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, uma subcomissão especial aprovou a redução gradual da jornada máxima de 44 para 40 horas semanais, mas rejeitou o fim da escala 6×1. Já no Senado, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou tanto o fim da escala 6×1 quanto a redução da jornada de 44 para 36 horas semanais, sem redução salarial. A proposta seguirá para votação no plenário no próximo ano.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: Congresso NacionalJornada de TrabalhoLegislação TrabalhistaLuiz MarinhoTrabalho
Post Anterior

#Política: Bolsonaro passa por nova cirurgia após crise persistente de soluços

Próximo Post

#Saúde: Bahia registra sete casos suspeitos de intoxicação por metanol

Próximo Post
#Saúde: Bahia relembra tragédia de 1999 com 35 mortes por metanol

#Saúde: Bahia registra sete casos suspeitos de intoxicação por metanol

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.