A agricultora Elidamaris Ferreira Martins Galter, moradora de Cascavel, no oeste do Paraná, passou por uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro em uma condição pouco comum: permaneceu acordada durante todo o procedimento.
Cirurgias desse tipo são realizadas com o paciente consciente para que a equipe médica consiga monitorar, em tempo real, funções essenciais como fala, raciocínio e coordenação motora. Durante a operação, é solicitado que o paciente execute alguma atividade que goste, facilitando essa avaliação.
No caso de Elidamaris, a atividade escolhida foi o crochê. Além de auxiliar no acompanhamento das funções neurológicas, a prática ajudou a agricultora a manter a calma durante a cirurgia, que foi considerada um sucesso.
Após o procedimento, o tratamento contra o câncer segue com sessões de radioterapia. Mesmo diante do desafio, Elidamaris destacou a importância de seguir em frente. “Não é fácil, mas a gente nunca para, não desiste. Fico feliz, porque tá dando certo”, afirmou.
Jornal da Chapada






















































