• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Economia

#Economia: Bahia fortalece produção de biodiesel e amplia exportações para a Europa

Reunião na SDE tratou avanço da usina de Candeias e impactos positivos para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado.

Estagiário 2 por Estagiário 2
27 janeiro 2026 - 20h32
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal
0
#Economia: Bahia fortalece produção de biodiesel e amplia exportações para a Europa

Usina de Biodiesel de Candeias em operação | FOTO: Helton Carlucho/ASCOM SDE |

O avanço das atividades da Petrobras Biocombustível S.A. (PBio) na Bahia foi tema de reunião realizada nesta segunda-feira (26), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE). O encontro tratou do crescimento da produção de biodiesel, da ampliação das exportações e dos impactos positivos para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado, com destaque para o papel estratégico da Usina de Biodiesel de Candeias. Participaram do encontro o diretor de Biodiesel da PBio, Flávio Tomiello; o gerente da Usina de Biodiesel de Candeias, Valter Paixão; e o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar.

Desde 2023, a PBio vem investindo na modernização da usina de Candeias e na estruturação da cadeia produtiva. Em 2025, a unidade realizou duas exportações de biodiesel avançado para a Europa, com embarques pelo Porto de Aratu, e já trabalha na produção de novos lotes, com previsão de novas exportações ainda no primeiro trimestre de 2026.

Para o secretário da SDE, Angelo Almeida, a reunião reforça a importância do diálogo permanente entre o Governo do Estado, a Petrobras Biocombustível e os trabalhadores do setor, além de evidenciar que o avanço do segmento faz parte de uma estratégia de longo prazo. “A Bahia tem se destacado na agenda dos biocombustíveis. O fortalecimento da produção de biodiesel em Candeias, aliado à exportação para mercados exigentes como o europeu, mostra que é possível unir desenvolvimento econômico, geração de empregos, inovação industrial e sustentabilidade ambiental”, afirmou.

O gestor também destacou a integração da cadeia produtiva no estado, com matérias-primas oriundas tanto da Região Metropolitana de Salvador quanto do Oeste baiano, além das novas oportunidades com a entrada em operação da usina de etanol de milho em Luís Eduardo Magalhães. “Essa sinergia fortalece a posição da Bahia como polo estratégico na cadeia global de biocombustíveis e amplia as oportunidades de investimentos, novos contratos e geração de renda para a população”, completou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Flávio Tomiello destacou que a empresa tem buscado consolidar ainda mais seu posicionamento no processo produtivo de biodiesel na Bahia. “A produção tem avançado de forma significativa, com aumento do volume e viabilização das exportações de biodiesel do estado para a Europa. Esse é um processo que teve início no ano passado, e nossa perspectiva é de ampliação ao longo deste ano, o que naturalmente contribui para o desenvolvimento da Bahia e também gera bons resultados para a companhia”, afirmou.

O biodiesel exportado foi produzido com óleo técnico de milho (TCO) e apresentou mais de 84% de redução nas emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel fóssil. Além disso, o produto atendeu aos rigorosos critérios de sustentabilidade e rastreabilidade da certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification), exigidos pela União Europeia, evidenciando o compromisso com práticas sustentáveis e com os padrões internacionais do setor.

Outro ponto abordado na reunião foi a estruturação de cadeias de gorduras animais e, especialmente, de óleos e gorduras residuais, como o óleo de cozinha usado, iniciativa que alia inclusão social, ganhos ambientais e sustentabilidade econômica, com a participação de associações de catadores e cooperativas. Com informações de assessoria.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: bahiaBiocombustívelBiodieselDesenvolvimento econômicoEnergia SustentávelPetrobras
Post Anterior

#Economia: Venda de veículos usados cresce em Sergipe e 2025 fecha com alta de 20,4%

Próximo Post

#Chapada: Coreto da Agricultura Familiar em Jacobina celebra conquistas após um ano de inauguração

Próximo Post
#Chapada: Coreto da Agricultura Familiar em Jacobina celebra conquistas após um ano de inauguração

#Chapada: Coreto da Agricultura Familiar em Jacobina celebra conquistas após um ano de inauguração

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.