• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cultura

#Salvador: Ilê Aiyê convida Cortejo Afro e Irmãos no Couro para Ensaio Geral do Carnaval neste sábado

Show antecipa a energia carnavalesca na Praça das Artes - Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho, às 20h.

Estagiário 2 por Estagiário 2
30 janeiro 2026 - 15h02
no Cidades, Cultura, Curiosidades, Menu Principal
0
#Salvador: Ilê Aiyê convida Cortejo Afro e Irmãos no Couro para Ensaio Geral do Carnaval neste sábado

Band’Aiyê comanda o Ensaio Geral no Pelourinho | FOTO: Vitor Santos/Band’Aiyê/André Frutuôso / Estúdio Casa de Mainha |

Já em ritmo de Carnaval, o Ilê Aiyê realiza seu último Ensaio Geral neste sábado (31), na Praça das Artes – Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho, em Salvador. A partir das 20h, a anfitriã Band’Aiyê recebe como convidados o Cortejo Afro e o grupo Irmãos no Couro para apresentar ao público uma prévia do espetáculo cênico-musical que o bloco leva do Curuzu até o Circuito Campo Grande, seguido pelos seus associados e pelos amantes da musicalidade afro-baiana.

No encontro, a força da percussão da Band’Aiyê se soma à sofisticação das composições do Cortejo Afro, cuja sonoridade transita entre ritmos de matriz africana, música eletrônica, MPB, pop e influências latinas, promovendo um diálogo constante entre tradição e contemporaneidade, assim como o Ilê Aiyê.

Já a participação do projeto Irmãos no Couro – Escola de Toques Afros amplia a potência ancestral do ensaio ao trazer para o palco os toques, as cantigas e os ensinamentos herdados dos mestres e mais velhos das religiões de matriz africana. Pioneiro no samba de terreiro em Salvador, o grupo carrega vivências construídas em diferentes terreiros e nações, como Ketu e Angola, reforçando a religiosidade, a ancestralidade e a identidade cultural negra.

Praça das Artes recebe público para noite de celebração | FOTO: Vitor Santos/Band’Aiyê/André Frutuôso / Estúdio Casa de Mainha |

A noite marca também a primeira apresentação da nova Deusa do Ébano, Carol Xavier, moradora de Sussuarana, que se prepara para puxar o bloco afro mais antigo do Brasil pela avenida. O figurino da Rainha será confeccionado com o mesmo tecido que vai vestir os associados do Ilê Aiyê durante a folia, antecipando a identidade visual do bloco em 2026.

Inspirado pelo tema do Carnaval deste ano, “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, o ensaio já adianta a narrativa que o Ilê Aiyê vai trazer para as ruas sobre a valorização da ancestralidade, da memória e da conexão entre Bahia e Rio de Janeiro. Ao celebrar a herança afro-indígena de Maricá, o bloco reafirma o Carnaval como espaço de educação, resistência e afirmação identitária, onde música, estética e território se entrelaçam como linguagem política e cultural.

O Ensaio Geral do Ilê Aiyê 2026 é uma realização da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê e do Governo Federal, com produção da Caderno 2 Produções e da Central Black Entretenimento. O evento conta com patrocínio do Grupo Belov, mantenedor do Plano Anual do Ilê Aiyê, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, apoio da ITS Brasil, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Secult/BA).

SERVIÇO
ENSAIO GERAL DO ILÊ AIYÊ 2026
Data: 31 de janeiro (sábado)
Horário: 20h às 00h – Abertura dos portões às 19h30
Local: Praça das Artes – Mestre Neguinho do Samba – Pelourinho, Salvador
Ingressos: R$120,00 (inteira) / R$ 60,00 (meia) – 1º Lote
Vendas: Site MeuBilhete ou sede do Ilê Aiyê
Link: https://beta.meubilhete.com.br/ensaio-geral-do-ile-aiye-2026
Mais informações: Instagram – @blocoileaiye. Com informações de assessoria.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: Carnaval de Salvadorcultura afro-brasileiraIlê AiyêMúsica baianaPelourinho
Post Anterior

#Saúde: Treinar no fim do dia; hábito pode ser aliado ou vilão do sono, dependendo da estratégia

Próximo Post

#Política: Ivana Bastos propõe nome de Alan Sanches para Serviço Médico da Alba

Próximo Post
#Política: “A Bahia está de luto pelo falecimento do deputado Alan Sanches”, diz Ivana Bastos

#Política: Ivana Bastos propõe nome de Alan Sanches para Serviço Médico da Alba

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.