Marcionílio Souza está avançando no fortalecimento do turismo com ações voltadas à requalificação da antiga linha férrea, que está sendo preparada para receber, em breve, uma locomotiva de passageiros. As obras integram uma iniciativa estratégica que busca resgatar a memória ferroviária e transformar o trecho em um novo atrativo turístico para o município e toda a região da Chapada Diamantina.
A proposta faz parte do projeto ‘Chapada nos Trilhos’, que prevê a implantação de passeios turísticos ferroviários, oferecendo aos visitantes uma experiência diferenciada. O trajeto será voltado à contemplação das paisagens naturais, ao contato com a história local e à valorização do patrimônio cultural, criando uma alternativa de lazer que une turismo, cultura e identidade regional.
Além do apelo histórico e cultural, o projeto tem como objetivo impulsionar a economia local por meio do turismo. A expectativa é de aumento no fluxo de visitantes, beneficiando setores como comércio, hospedagem, alimentação e serviços. A iniciativa também contribui para inserir Marcionílio Souza em novos roteiros turísticos da Chapada Diamantina, ampliando sua visibilidade e potencial de desenvolvimento sustentável.
O prefeito Corró Mercez (Avante) destacou o entusiasmo com a iniciativa e o impacto esperado para o município. “A expectativa é muito alta com o Chapada nos Trilhos. Esse projeto representa uma oportunidade de resgatar nossa história e, ao mesmo tempo, gerar novas possibilidades para o turismo e para a economia local. Acreditamos que Marcionílio Souza tem muito a ganhar com essa experiência, que vai encantar moradores e visitantes”, afirma.
Jornal da Chapada




















































