O Jornal da Chapada recebeu denúncia do morador Gilmario Machado sobre a situação do Açude Juracy Magalhães, em Itaberaba. Segundo ele, o espaço, que já foi referência de lazer e convivência para a população, encontra-se atualmente deteriorado, sem manutenção e sem limpeza.
De acordo com o relato, a filha de Gilmario ficou decepcionada ao visitar o local onde costumava brincar. A criança tentou andar de patins, mas encontrou a área em condições precárias.
O Açude Juracy Magalhães passou por intervenções na gestão anterior do ex-prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), quando foi construída uma orla e implantados equipamentos esportivos, pista de caminhada, centro de convivência, quadra, bancos e área de lazer infantil. A obra transformou o espaço em um dos principais pontos de encontro da cidade.
Atualmente, conforme a denúncia, o local estaria sem manutenção sob a gestão do prefeito João Filho (PSD), apresentando sinais de abandono.
Considerado uma das principais obras de Itaberaba, a orla do açude se tornou também um ponto turístico do município, especialmente em períodos de chuva intensa, quando a barragem sangra. É nesse momento que se forma o Rio Piaba, que corta a cidade.
“Minha filha ficou decepcionada. Ela vinha para brincar de patins e encontrou tudo assim, largado”, relata Gilmario ao Jornal da Chapada. A menina também expressou tristeza ao ver o estado do espaço onde costumava se divertir. O vídeo com o ‘protesto’ está nesta matéria.
A situação reacende o debate sobre a conservação de espaços públicos e a importância do Açude Juracy Magalhães como área de lazer, convivência e referência turística para Itaberaba.
Jornal da Chapada




















































