Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Diretórios do PT no Oeste da Bahia repudiam nomeação para Codevasf

Lideranças políticas em reunião regional | FOTO: Reprodução |

Presidentes municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) do Oeste da Bahia manifestaram, de forma conjunta, repúdio à nomeação da ex-prefeita de Cotegipe, Márcia Sá Telles, para a 2ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Bom Jesus da Lapa.

A reação ocorre em razão do posicionamento político adotado por Márcia nas eleições de 2022, quando apoiou a candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao governo do Estado, em oposição ao atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). A ex-prefeita também é percebida por integrantes do partido como alinhada ao bolsonarismo.

Nos bastidores, petistas apontam que a indicação teria sido articulada pelo ex-ministro da Casa Civil, Rui Costa, atualmente pré-candidato ao Senado pelo PT. Márcia Sá Telles é irmã de Fernanda Sá Teles, ex-prefeita de Wanderley e atual superintendente de Agronegócio da Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri).

Em carta aberta, os dirigentes do PT dos territórios de identidade Rio Grande, Rio Corrente e Velho Chico expressaram insatisfação com a decisão. No documento, afirmam não compreender a escolha para um dos principais órgãos federais na região, destacando que a trajetória política da indicada não estaria alinhada ao projeto defendido pelo partido em âmbito nacional.

A manifestação foi direcionada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao governador Jerônimo Rodrigues, aos senadores Otto Alencar e Jaques Wagner, além de Rui Costa. Os signatários também demonstraram preocupação com possíveis impactos políticos da nomeação, especialmente em um ano eleitoral considerado desafiador.

Segundo o grupo, a decisão pode afetar a estabilidade política da Codevasf e da região. Os dirigentes ressaltam ainda estranheza diante da substituição de um superintendente interino descrito como técnico experiente, com histórico de atuação na instituição e bom relacionamento com movimentos sociais, prefeitos e consórcios intermunicipais.

O episódio amplia o debate interno no partido sobre critérios de indicação para cargos estratégicos e os reflexos dessas decisões no cenário político regional.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile