O prefeito de Ibiquera, Cézar Almeida (Avante), participou, na última quinta-feira (28), de uma reunião com a empresa vencedora do processo licitatório responsável pela construção de cisternas na zona rural do município, por meio do Consórcio Chapada Forte. Realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o encontro marcou mais uma etapa do projeto voltado ao fortalecimento da segurança hídrica das comunidades rurais.
Além do alinhamento técnico para execução das obras, a programação também contou com um momento de treinamento e orientação sobre o funcionamento das ações que serão desenvolvidas nas localidades beneficiadas. A iniciativa busca ampliar o acesso à água em regiões afetadas pelos períodos de estiagem, realidade frequente na zona rural do município.
As cisternas são estruturas utilizadas para captação e armazenamento de água, principalmente da chuva. A tecnologia social tem papel fundamental no apoio às famílias do campo, contribuindo para o consumo diário, atividades agrícolas, criação de animais e pequenas produções rurais, além de reduzir a dependência de carros-pipa e outras formas emergenciais de abastecimento.
O projeto também representa avanço em sustentabilidade e qualidade de vida para moradores da zona rural de Ibiquera. Além de fortalecer a convivência com o clima semiárido, as cisternas ajudam no aproveitamento racional da água, ampliam a autonomia das famílias e contribuem para a manutenção das atividades produtivas em períodos de escassez hídrica.
Em contato com a equipe do Jornal da Chapada, o prefeito Cézar Almeida destacou a importância da iniciativa para os moradores da zona rural e reforçou o compromisso com ações voltadas ao fortalecimento do campo. “Estamos trabalhando para levar mais dignidade e melhores condições de vida para as famílias rurais. Esse projeto das cisternas representa segurança hídrica, cuidado com quem vive no campo e mais tranquilidade para enfrentar os períodos de estiagem no nosso município”, afirma o gestor.
Jornal da Chapada

















































