A equipe de Carnaval da Unidos de Vila Isabel desembarcou na Chapada Diamantina para uma imersão cultural que servirá de base para o desfile de 2027. Inspirada no romance ‘Torto Arado’, de Itamar Vieira Junior, a escola percorreu diferentes municípios da região em busca de referências que ajudarão a transformar a obra literária em um espetáculo na Marquês de Sapucaí.
A pesquisa reuniu carnavalescos, pesquisadores e integrantes da agremiação em uma viagem de mais de 2 mil quilômetros. O grupo visitou comunidades quilombolas, cachoeiras, grutas e espaços de celebração do Jarê, manifestação religiosa muito presente em Lençóis, além de conversar com moradores sobre costumes, tradições e modos de vida.

A visita aconteceu por recomendação do próprio Itamar Vieira Junior, que sugeriu à equipe conhecer o território que inspirou a obra. Entre os locais percorridos estiveram o Morro do Pai Inácio, em Palmeiras, além de comunidades de Lençóis, onde os visitantes aprofundaram o contato com a cultura e a identidade da Chapada Diamantina.
A experiência deverá influenciar diretamente a construção visual do desfile. Técnicas tradicionais de bordado, referências às comunidades quilombolas e elementos da espiritualidade do Jarê poderão integrar fantasias e alegorias, segundo os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora e o pesquisador Vinicius Natal.

Considerado um dos romances mais importantes da literatura brasileira contemporânea, ‘Torto Arado’ aborda temas como ancestralidade, resistência, espiritualidade e a ligação entre o povo negro rural e a terra. A história das irmãs Bibiana e Belonísia revela aspectos da formação social do interior baiano e da luta pela preservação da identidade de comunidades tradicionais.
A Unidos de Vila Isabel será a quarta escola a desfilar no domingo de Carnaval, em 7 de fevereiro de 2027. A expectativa é que a pesquisa realizada na Chapada Diamantina permita levar à Sapucaí um desfile ainda mais fiel às paisagens, à cultura e às tradições que inspiraram a obra de Itamar Vieira Junior.
Jornal da Chapada
























































