O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira (10) que 700 pessoas morreram no município, ao longo do ano passado, enquanto aguardavam atendimento através da fila da regulação. A declaração foi dada durante entrevista à rádio Baiana FM.
Ao comentar a situação da saúde pública no município, José Ronaldo disse que não poderia deixar de abordar o problema diante da quantidade de pessoas que, segundo ele, perderam a vida esperando uma transferência para uma unidade de saúde.
“Você sabe quantas pessoas morreram em Feira de Santana esperando a regulação? 700. No ano passado, morreram esperando a regulação 700 pessoas, infelizmente. Infelizmente. Como é que eu não falo disso? Como é que eu não abordo esse assunto? Como é que eu não trato esse assunto? Eu estaria sendo omisso em não tratar esse assunto”, afirmou.
Durante a entrevista, o prefeito também questionou os investimentos realizados pelo governo estadual na saúde de Feira de Santana ao longo das últimas gestões. Ele citou o Hospital Geral Clériston Andrade e lembrou que a unidade foi construída antes da chegada do PT ao governo estadual.
“Qual é o hospital que o Governo do Estado tem em Feira? O Clériston Andrade. Quem construiu o Clériston Andrade? Olha, eu só estou resgatando a história. Quem construiu o Clériston Andrade foi Antonio Carlos Magalhães, lá no seu último governo, quando João Durval Carneiro foi eleito governador”, apontou.
José Ronaldo citou como investimentos estaduais posteriores o Hospital Estadual da Criança e a Policlínica Regional de Saúde. Sobre o primeiro, ressaltou que, apesar de estar localizado em Feira de Santana, o equipamento atende pacientes de diversas regiões da Bahia. Já em relação à policlínica, destacou a participação financeira dos municípios no custeio.
“Esta Policlínica é mantida 60% pelos municípios. Não é só Feira, Feira e região mantêm esta Policlínica, sendo que a maior contribuição financeira é de Feira de Santana, porque é a maior cidade, o maior município”, declarou.
Na mesma entrevista, José Ronaldo anunciou que a prefeitura de Feira de Santana dará, na próxima segunda-feira (17), a ordem de serviço para a construção de um novo hospital municipal.




















































