O candidato a governador da Bahia ACM Neto (União Brasil) disse, neste domingo (16), que, se eleito, vai implantar um campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) no município de Correntina, onde realizou o primeiro comício de sua campanha eleitoral. Segundo ele, a iniciativa mira a expansão da estrutura de educação do Estado para o interior e atende a uma demanda colocada pelo prefeito Mariano (União Brasil).
“Nós vamos ampliar a Universidade do Estado da Bahia no interior. Mariano pediu e ele vai ser atendido. Vamos trazer o campus da Universidade do Estado aqui para Correntina”, projetou Neto, tendo ao seu lado o candidato a vice-governador Zé Cocá (PP) e os candidatos ao Senado João Roma (PL) e Angelo Coronel (Republicanos).
O candidato do União Brasil também defendeu mudanças na educação estadual e criticou o modelo de aprovação automática dos estudantes, que passou a valer na Bahia a partir uma decisão do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“O meu sonho é trabalhar para que a Bahia tenha, não apenas prédios bonitos, escolas bonitas, mas tenha escola que ensine, onde é o professor que vai decidir se o aluno passa ou não passa de ano. No primeiro dia de governo eu vou revogar o decreto de Jerônimo Rodrigues que instituiu a aprovação automática. Quem vai aprovar é o professor, é a escola”, ressaltou.
Parceria na Saúde
ACM Neto também firmou compromisso de ampliar a oferta de saúde na região a partir de medidas próprias da gestão estadual, com a construção do novo Hospital do Oeste, e também por meio de parceria com as prefeituras para construir hospitais municipais, a fim de evitar que os pacientes tenham que buscar atendimento em outras regiões e até outros estados.
“A começar pela cena que a gente vê na porta do Hospital do Oeste, lá em Barreiras. Filas de ambulâncias esperando na porta. E cada ambulância é um paciente que está entre a vida e a morte. E cada ambulância é a história de uma família que está ali sendo decidida. Quantas pessoas aqui do Oeste são obrigadas a ir para Brasília para conseguir o internamento hospitalar? […] Chegou a hora do Oeste ter um novo hospital regional que nós vamos construir para atender a todos que precisam da saúde na região”, projetou.
“Mariano, você falou, e eu quero aqui dizer, meu irmão, pretendo fazer parceria com os prefeitos e você será um dos primeiros a ser chamado para que a gente, em parceria com os prefeitos, construa ou amplie hospitais municipais, compre equipamentos, contrate profissionais, se possível tenha UTI para atender o povo e assim, de fato, a gente faça essa fila da regulação ser resolvida”, emendou.
Para ACM Neto, depois de quatros anos do governo Jerônimo, os baianos conseguem ver claramente que as promessas da última campanha eleitoral não foram cumpridas. “O povo da Bahia que se recorda das promessas feitas pelo atual governador. Mas, acima de tudo, o povo da Bahia percebeu que pode ter um governador que não apenas fique nas promessas, no discurso e na propaganda. E nessa campanha, amigas e amigos, quem vai fazer a diferença é o povo da Bahia”, frisou.
O ato em Correntina contou também com a presença de deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de toda a região. No último evento deste domingo, ACM Neto vai a Coribe para o aniversário do deputado federal José Rocha (União Brasil), que coincide com o registro dos 68 anos de emancipação política do município, celebrados na última sexta-feira (14).


