• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cultura

#Chapada: Coco de Fulô reúne música e dança na terceira edição do Pôr do Som no Vale do Capão

Estagiário 2 por Estagiário 2
11 outubro 2026 - 00h55
no Cultura, Top
0
#Chapada: Coco de Fulô reúne música e dança na terceira edição do Pôr do Som no Vale do Capão

O projeto Pôr do Som tem nova programação prevista para 17 de outubro, no Vale do Capão, dedicada ao movimento musical pernambucano | FOTO: Reprodução/Vale do Capão |

A terceira edição do projeto Pôr do Som reuniu música e manifestações da cultura popular no fim de setembro, no Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina, com uma oficina de Coco de Roda e apresentação do grupo feminino Coco de Fulô, além de discotecagem com ritmos nordestinos. A programação teve como proposta valorizar a cultura popular e promover a participação do público por meio da música e da dança.

A programação começou no fim da tarde com uma oficina dedicada aos ritmos, à história e à dança do Coco de Roda, manifestação tradicional da cultura popular brasileira com forte presença em Pernambuco e na Paraíba. Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer elementos dessa tradição e experimentar instrumentos e movimentos característicos das rodas de coco.

Na sequência, o DJ VirguLINUX assumiu o som com a seleção aDUBada, que misturou ritmos nordestinos a influências do dub e da música eletrônica. O repertório passou por manguebeat, dancehall, reggae, forró e samba de roda, animando o público que dançava ao redor da fogueira.

A seleção musical combinou ritmos nordestinos com influências do dub e da música eletrônica, preparando o público para o show principal | FOTO: Reprodução/Vale do Capão |

O momento principal da noite foi a apresentação do Coco de Fulô. O grupo feminino levou ao palco composições autorais e canções tradicionais que homenageiam mestres e mestras da cultura popular, aproximando o público das raízes e da continuidade das rodas de coco. O espetáculo também contou com a participação especial dos músicos Pedro Cunha, Tiago Gusmão e Federico Warman.

O Coco de Fulô interpretou canções tradicionais que mantêm viva a memória de artistas e referências das rodas de coco | FOTO: Reprodução/Vale do Capão |

A dança tomou conta do espaço, com participantes colocando em prática os movimentos aprendidos durante a oficina. A celebração reuniu música, aprendizado e convivência em torno de uma manifestação cultural transmitida entre gerações.

A oficina e o show proporcionaram ao público diferentes formas de contato com o Coco de Roda, unindo aprendizado, música e participação coletiva | FOTO: Reprodução/Vale do Capão |

A programação também contou com comidas e bebidas artesanais em parceria com o Restaurante Amei. O cardápio incluiu sanduíches com opções de carne e vegetarianas, além de doces e sucos naturais.

A próxima edição do projeto Pôr do Som está prevista para 17 de outubro, no Vale do Capão, com um tributo ao manguebeat, movimento cultural e musical surgido em Pernambuco na década de 1990.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: chapada diamantinaCoco de FulôCultura popularPôr do somVale do Capão
Post Anterior

#Chapada: Feira literária de Boa Vista do Tupim terá programação voltada à cultura nordestina nos dias 18 e 19 de novembro

Próximo Post

#Chapada: Mulungu do Morro promove primeira ‘Corrida e Caminhada Outubro Rosa’ e reforça luta contra o câncer de mama

Próximo Post
#Chapada: Mulungu do Morro promove primeira ‘Corrida e Caminhada Outubro Rosa’ e reforça luta contra o câncer de mama

#Chapada: Mulungu do Morro promove primeira ‘Corrida e Caminhada Outubro Rosa’ e reforça luta contra o câncer de mama

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.