As obras da Ponte Salvador-Itaparica chegaram à cravação da 21ª estaca na quinta-feira (22), no meio da Baía de Todos-os-Santos, durante os trabalhos de implantação da estrutura provisória que dará suporte à construção do vão central do empreendimento. A etapa é necessária para viabilizar a instalação de uma central de concreto e permitir o avanço das próximas fases da obra.
O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou os trabalhos e destacou o andamento das fundações no mar. Nos últimos dias, as equipes também realizaram a soldagem de vigas transversais, posicionadas na horizontal e na diagonal para conectar e dar estabilidade às estruturas.
O vão central terá 682 metros de extensão e foi projetado para permitir a passagem de grandes embarcações, preservando a navegação na Baía de Todos-os-Santos. Para executar os serviços, os trabalhadores contam com o apoio da Balsa Jaguaribe, equipada com guindastes e sistemas utilizados no posicionamento e na cravação das estacas.
Durante a visita, Jerônimo também comentou a formalização de R$ 3 bilhões em recursos do governo federal para o empreendimento. O repasse foi oficializado em 13 de outubro, por meio de um termo de compromisso firmado entre os governos federal e estadual, no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Segundo o governo federal, os recursos serão destinados a parte dos aportes públicos previstos na parceria público-privada responsável pelo sistema rodoviário. O acordo estabelece regras para a aplicação dos valores, o acompanhamento da execução e a prestação de contas.
Projeto prevê ligação entre Salvador e a Ilha de Itaparica
Com 12,4 quilômetros de extensão sobre o mar, a Ponte Salvador-Itaparica integra o Sistema Viário Oeste, projeto que prevê mudanças na infraestrutura de transporte da capital baiana e da Ilha de Itaparica.
Além da ponte, o empreendimento inclui novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz, a implantação de uma via expressa de aproximadamente 22 quilômetros na ilha e a duplicação de um trecho de oito quilômetros da BA-001, entre Tairu e a Ponte do Funil.
O investimento total estimado é de R$ 11,6 bilhões, por meio de uma parceria público-privada. O projeto envolve os governos estadual e federal e a concessionária responsável pela execução do sistema rodoviário.
A expectativa é que a nova ligação amplie a integração entre Salvador, o Recôncavo Baiano e outras regiões do estado, além de contribuir para a mobilidade e o transporte de cargas. A execução do empreendimento ainda depende do avanço das diferentes etapas previstas no projeto.


