A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) afirma que os interessados devem se inscrever por meio de envio de documentação via Correios, observando os prazos que dependem da data de início dos projetos. O Edital de Mobilidade Artística e Cultural dará suporte financeiro a artistas e promotores culturais selecionados para que tenham experiências em outros países e estados brasileiros. A iniciativa contribui para o desenvolvimento e a inserção nacional e internacional do setor cultural do estado e para a circulação de artistas e propostas culturais. O financiamento irá possibilitar residências, intercâmbios, difusão, circulação e formação na área de artes e cultura para pessoas, grupos ou obras.
“Em 2013, tivemos 124 projetos inscritos, dos quais 44 foram contemplados”, destaca o superintendente de promoção cultural da Secult, Carlos Paiva. A seleção é composta por quatro chamadas, cujos prazos máximos de inscrição são 18 de fevereiro, 2 de abril, 2 de junho e 2 de agosto. Este ano, o aporte financeiro global passou de R$ 500 mil para R$ 700 mil, havendo também aumento do valor por seleção: cada uma das quatro seleções contará com R$ 175 mil, em vez dos R$ 125 mil do ano passado.
“A cada ano, o edital vem se consolidando, tendo mais candidaturas e projetos mais diversificados”, diz a assessora de relações internacionais da Secult, Monique Badaró. “Em edições anteriores, a dançarina Clara Trigo foi uma das contempladas e passou uma temporada nos Estados Unidos. Outro exemplo é o da banda O Quadro, que ganhou o edital para realizar uma turnê na Inglaterra”. Os contemplados também recebem um valor adicional, a depender do destino, tempo da atividade (para residência e formação) ou do número de cidades (para difusão/intercâmbio).
Infográfico/GOVBA