O embaixador do Irã no Brasil, Mohammad Ali Ghanezadeh, desembarca em Salvador nesta quarta-feira (19), em viagem oficial para uma visita de três dias. Na agenda, encontro com o governador Jaques Wagner, prefeito ACM Neto, Presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo, Secretário de Cultura Albino Rubim, Secretario Extraordinário da Copa, Mídia, empresários e o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Câmera, fazem parte das suas atividades.
A vinda da Seleção do Irã a Salvador para o jogo da copa no dia 25 de junho contra a Bósnia, é o principal motivo da vinda do diplomata. Ghanezadeh espera discutir diversos assuntos com as autoridades do estado, pois aqui desembarcarão mais de mil torcedores iranianos para o jogo e a embaixada pretende organizar uma estrutura de atendimentos para eles.
Na semana do jogo entre as duas seleções, a embaixada pretende promover uma exposição cultural e turística com exibição de filmes iranianos e palestras sobre o país persa, no intuito de trazer um pouco da cultura do Irã para conhecimento dos brasileiros e turistas que estarão presentes na ocasião.
No encontro com empresários, o representante iraniano pretende mostrar as oportunidades de negócios com o Irã, que ocupa hoje a décima quarta posição econômica no mundo. O país importa do Brasil: carne de boi, frango, soja e peça de maquinaria; e ainda pretende alavancar negócios na área petroquímica e parceria em construção civil.