• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

FHC: ‘A Copa é um símbolo, mas a irritação vem de antes’

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
20 maio 2014 - 05h21
no Cidades, Curiosidades, Entrevistas, Esportes, Menu Principal
0
FHC diz se envergonhar com o que fizeram com a Petrobras

Ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; | FOTO: Divulgação|

fhc
O ex-presidente da República fala sobre sua expectativa e as manifestações antes da Copa do Mundo, critica a política externa do governo Dilma e analisa o jogo político na pré-campanha pelo Palácio do Planalto | FOTO: Reprodução |

Às vésperas de completar 83 anos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso segue firme em sua trajetória como referência intelectual internacional. Na última quinta-feira, 15 de maio, o sociólogo, filósofo e cientista político recebeu o título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Tel Aviv, em Israel, e foi o orador de um grupo composto por personalidades excepcionais, como o australiano Paul Zimmet, um dos maiores especialistas sobre diabetes no planeta, e o matemático canadense David Sankoff, pesquisador renomado na área de bioinformática e no estudo do genoma humano.

Na manhã do último domingo, FHC recebeu a reportagem do Portal Terra para uma entrevista exclusiva, na qual revelou suas expectativas a respeito dos fatos mais marcantes dos próximos meses no Brasil, as eleições de outubro e a Copa do Mundo. Ao menos no terreno futebolístico, o ex-presidente já deixa claro onde estará na hora H: “não vou ao estádio. O melhor lugar para assistir futebol é na frente da televisão”.

Terra – Gostaria que o senhor falasse sobre o motivo que o trouxe a Israel. Qual a importância do título que lhe foi entregue pela Universidade de Tel Aviv?
Fernando Henrique Cardoso – A universidade me deu um título de Doutor Honoris Causa. Oito pessoas, dos cinco continentes, receberam esse reconhecimento na cerimônia. São todos notáveis, como cientistas, empreendedores e também uma poeta. Sempre tive muitos amigos aqui, inclusive já tenho um doutorado da Universidade Hebraica. Como, à época, eu era presidente, eles foram ao Brasil para me entregar. Agora eu pude vir, e eles me pediram para expressar os sentimentos de todos os laureados com um discurso. Uma tarefa honrosa e difícil, já que tive de falar em nome de todos. Disse um pouco do que penso sobre o mundo em que vivemos e foi muito agradável, uma honraria.

Terra – Falando de política externa, como o senhor avalia a imagem atual do Brasil? Primeiro, tivemos as denúncias de espionagem por parte do governo americano e a pronta resposta da presidente Dilma Rousseff. Também há um aparente desencanto com o País, explícito em uma recente capa da revista inglesa The Economist, que mostrava o Cristo Redentor voando como um míssil desgovernado. Como está o Brasil fora do Brasil?
FHC – Pelo jeito, a presidente Dilma não tem muito gosto pela política externa. Parece ser uma pessoa concentrada na política local. Já o presidente Lula e eu tínhamos mais interesse no exterior. Embora as visões não sejam as mesmas, nós dois tínhamos a convicção de que o Brasil tinha de ter um certo protagonismo. No meu caso, eu achava que o Brasil deveria defender a democracia e os direitos humanos, exercendo uma influência forte na América do Sul, abrindo as portas para a África e mantendo um contato dinâmico com os países do Oriente, sem esquecer que o Brasil é um país ocidental – temos de manter boas relações, sobretudo comerciais, com os Estados Unidos e a Europa.

Já o presidente Lula foi mais para o lado do Terceiro Mundo, e colocou como objetivo a busca por um lugar no Conselho de Segurança da ONU. Ele abriu embaixadas pelo mundo afora. Eu discordava disso porque acredito que o Conselho de Segurança não iria mudar e não abriria espaço para o Brasil, como não abriu. Ele colheu alguns frutos importantes, sobretudo comerciais, com essa presença mais ativa. Mas a presidente Dilma parece que não tem esse mesmo ímpeto – e ainda sofreu com a crise provocada pela espionagem do governo americano. Todos reagiram, como a (chanceler alemã) Angela Merkel. Mas parece que ela ficou um tanto mais desagradada.

Talvez Dilma tenha confundido uma reação necessária com uma posição de bloqueio. O Brasil perdeu espaço. Na América Latina, por exemplo, ela não foi muito ativa na defesa da democracia e os países bolivarianos passaram a ter mais força. O Brasil ficou com uma imagem terceiro-mundista. Já os países do Pacífico, como Chile, Peru, Colômbia e México, avançaram. Hoje, o Brasil está em uma posição intermediária. Não somos líderes e não estamos defendendo valores efetivos.

Veja a postura do Brasil diante do que ocorre na Venezuela. Estamos acanhados, eles estão indo num caminho antidemocrático. Nossa política externa é discutível. Um dos símbolos disso é a imagem do presidente Lula levantando a mão do (presidente iraniano) Mahmoud Ahmadinejad. Ele achava que seria uma grande coisa, mas não passou de uma grande falha diplomática. Mas a imagem do Cristo desgovernado é um exagero, a situação não é tão dramática.

Leia entrevista completa…

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Chapada: Mais um prefeito do PSB sinaliza apoiar a candidatura do petista Rui Costa

Próximo Post

Curso de meditação para jovens acontece durante quatro dias em Lauro de Freitas

Próximo Post

Curso de meditação para jovens acontece durante quatro dias em Lauro de Freitas

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.