As obras do novo corredor de tráfego ligando a Avenida Paralela à Rua Artêmio Castro Valente, no entorno do Estádio Manoel Barradas (Barradão), no bairro de Canabrava, em Salvador, já podem ser iniciadas. A ordem de serviço para a construção da via foi assinada pelo governador Jaques Wagner, nesta terça-feira (17), na Governadoria, em ato com a presença de dirigentes do Esporte Clube Vitória.
A Via Expressa Paralela-Barradão tem prazo para conclusão de 18 meses e integra as ações do Programa Mobilidade Salvador, que representa investimentos de R$ 8,5 bilhões em obras estruturantes na capital baiana. “Esta é mais uma das obras que se inserem no programa de mobilidade urbana do Governo do Estado para melhorar o tráfego, em Salvador, e a vida das pessoas da região, [que vão] circular numa pista ampla, [com] espaço reservado para o transporte público e, nos dias de jogos, [tendo] o acesso facilitado”, disse Wagner.
Orçada em R$ 18 milhões, a avenida terá 4,6 quilômetros de extensão com pistas duplas nos dois sentidos e canteiro central, funcionando como ligação direta entre a Paralela, na altura do Trobogy, e o bairro de Canabrava, onde estão a sede e o estádio do time rubro-negro. O projeto prevê ainda serviços de macrodrenagem do Rio Mocambo e de contenção de encostas.
Conforme o projeto, a via passará ainda pelo bairro de Nova Brasília, beneficiando aproximadamente 200 mil pessoas, de acordo com estimativa da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Para o presidente do Vitória, Carlos Falcão, a intervenção viária é fundamental para o clube, torcedores e moradores da área. “O Barradão mudou a vida de Canabrava e a via expressa é importante não somente para o estádio, facilitando a captação de investimento para seguir modernizando nossas instalações, mas também para a comunidade”.
Mobilidade Salvador
Além da Via Expressa Paralela-Barradão, o governo executa obras estruturantes para reorganizar e melhorar a mobilidade na capital. Já foram entregues o Complexo Viário 2 de julho, na região do Aeroporto Internacional de Salvador, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos e o primeiro trecho do Sistema Metroviário de Salvador, que começou a operar no dia 11 deste mês, um ano após passar à responsabilidade do Estado.
Entre as intervenções em andamento estão os dois corredores transversais – o primeiro entre Patamares e o Subúrbio Ferroviário, por meio das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, duplicadas, e da nova ligação Pirajá-Lobato. O segundo corredor sairá de Piatã, pela Avenida Orlando Gomes duplicada, até a nova Avenida 29 de Março.
Também fazem parte do conjunto de ações o Complexo Viário do Imbuí, com três viadutos e duas vias marginais ligando os bairros do Imbuí, Cabula, Narandiba, Tancredo Neves, Doron, Engomadeira e Saboeiro; a Estrada do Curralinho entre a Avenida Luís Eduardo Magalhães (LEM) e o Centro de Convenções, dando acesso direto da BR-324 para a orla; e a alça que conecta a LEM com a BR-324.