Ícone do site Jornal da Chapada

O caos na saúde é a maior prova de que o PT não cuida dos baianos, diz Paulo Souto

souto
Paulo Souto durante agenda em Juazeiro | FOTO: Valter Pontes/Coperphoto |

“O governo do PT não cuida dos baianos e a maior prova disso é o caos na saúde, onde as pessoas estão morrendo sem atendimento. Vamos ganhar as eleições para cuidar de verdade do povo da Bahia”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, na tarde desta terça-feira (30). De acordo com Souto, a situação da saúde é tão grave que será necessário trabalhar intensamente desde o primeiro dia de governo para reverter o quadro atual. Como medida emergencial, o candidato oposicionista a governador pretende contratar vagas nos setores filantrópico e privado para atenuar a falta de leitos na rede de hospitais estaduais. “Vamos comprar leitos para atender os pacientes até que consigamos ampliar e reestruturar a rede estadual. Precisamos acabar com o descaso na saúde, que está vitimando o nosso povo”.

Por onde andou nesta campanha, Paulo Souto ouviu relatos comoventes da degradante situação em que se encontra o sistema público de saúde na Bahia. “Em Vitória da Conquista, mais de 100 profissionais de saúde denunciaram a condição desumana em que está funcionando o Hospital de Base da cidade, em que os corredores passaram a substituir as enfermarias”. A reformulação da gestão do sistema de saúde está entre as primeiras ações planejadas por Paulo Souto, se eleito. “Uma administração mais eficaz pode solucionar parte do problema na área de saúde. Por incrível que pareça, com toda a dificuldade atual, há salas de cirurgias ociosas e andares inteiros de hospitais estaduais que não estão sendo utilizados, bem como diversas outras enfermarias e unidades, que foram equipadas, mas estão sem uso”.

Com o objetivo de melhorar a assistência à saúde na Bahia, Paulo Souto pretende construir cinco novos hospitais regionais e fortalecer a rede de serviços de saúde, com investimentos em grandes obras estruturantes. O democrata vai apoiar e reestruturar hospitais municipais e Santas Casas, expandir a cobertura do Programa de Saúde da Família e reduzir a mortalidade por doenças infecciosas. Também estão previstas no programa de governo ações como a consolidação da Rede de Atenção ao Câncer e o estabelecimento de tempos máximos para a realização de consultas, exames e cirurgias. “Irei fazer um esforço para assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, por meio da Rede Cegonha”, assinalou Souto.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas