Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal

Chapada: Café produzido em Piatã é premiado em edição mundial do Cup of Excellence

café
Cinco regiões tiveram cafés entre os ganhadores. Eles participarão de um disputado leilão online, no dia 26 de novembro, e poderão receber preços muito acima dos valores do mercado | FOTO: Reprodução |

O município de Piatã, na Chapada Diamantina, se destaca pelas belezas naturais, pelo clima frio e pela qualidade do café produzido na região. E é na cidade mais fria da Bahia que tem o campeão da 100ª edição mundial do Cup of Excellence, evento que escolhe os melhores lotes de cafés do país. Trata-se do cafeicultor Cândido Vladimir Ladeia Rosa, da Chácara Ouro Verde, que teve 94,05 pontos em uma escala de 0 a 100. Com a vitória, o produtor chega ao bicampeonato, já que conquistou pela primeira vez o concurso em 2009. A cerimônia de premiação da edição mundial, que correspondeu também ao 15º Cup of Excellence – Early Harvest Brasil 2014, revelou que os cafés cerejas descascados e/ou despolpados (via úmida) produzidos por 21 produtores tiveram notas superiores a 85 pontos ( também na escala de 0 a 100) e se sagraram vencedores do certame.

Na segunda colocação ficou Antonio Rigno de Oliveira, da Chácara São Judas Tadeu, que alcançou a marca de 93,36 pontos. A disputa foi apertada, tanto que o terceiro lugar foi para a produtora Zora Yonara Macedo Pina Oliveira, da Chácara Tijuco, com 92,26 pontos e, na sequência, Eulino José de Novais, da Fazenda Santa Bárbara, com 90,14 pontos. Em comum, os quatro primeiros colocados possuem o fato de produzirem café por via úmida em Piatã, na Chapada Diamantina, região que emplacou nove amostras entre as 21 vencedoras do certame. Além disso, com notas superiores a 90 pontos na escala de 0 a 100 do Cup of Excellence, esses quatro lotes obtiveram o troféu de cafés presidenciais.

A lista de ganhadores do principal concurso de qualidade para cafés cerejas descascados e/ou despolpados do Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), com apoio do Sebrae, é completada por oito cafés cultivados por produtores nas Matas de Minas (MG), dois na Mantiqueira de Minas (MG), um no Cerrado Mineiro (MG) e um nas Montanhas do Espírito Santo (ES). O resultado completo está disponível no site da BSCA (http://bsca.com.br/pdf-folder/resultado_cup_fase_internacional.pdf). A cerimônia de premiação foi realizada na noite da última sexta-feira, 17 de outubro, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), instituição anfitriã do evento.

café
O campeão do evento foi o produtor Cândido Vladimir Ladeia Rosa, da Chácara Ouro Verde, do município de Piatã, na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/ BSCA |

Os 21 vencedores participarão, no dia 26 de novembro, de um disputado leilão, via internet, no qual os principais compradores de todo o mundo voltam seus olhos ao Brasil para disputar os melhores cafés nacionais produzidos, por via úmida, na safra 2014. Nos pregões dos concursos anteriores, os ganhadores brasileiros negociaram cada uma de suas sacas (60 kg) por preços que oscilaram entre R$ 1.000 e R$ 15.000, níveis muito acima dos valores praticados no mercado comum.

Auditoria e apoio
A 100ª edição mundial do Cup of Excellence foi auditada pela Safe Trace Café e contou com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da CarmoCoffees, do Centreinar, do Centro de Excelência do Café das Matas de Minas, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC). Com informações do site da BSCA.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios