Ícone do site Jornal da Chapada

#PapoReto: Uma vela para Deus e outra para o Diabo, traição e o cego como protagonista

papo
| IMAGEM: Fábrica de Marketing |

Por Vitor Fernandes*

A pior traição é a ideológica. Essa foi uma das frases de um conhecido político que até hoje não aceita a derrota na eleição, não nessa última, mas numa outra, quando concorreu. Questionado sobre o resultado desse pleito presidencial do segundo turno, tido como o mais concorrido – o último foi quando Collor derrotou Lula por 53% a 47% em 1989 -, o político voltou a falar de traição e disse que teve “prefeito acendendo uma vela para Deus e outra para o Diabo, só não viu quem não quis ou quem é republicano demais para notar”. Na real, todo mundo que perde tenta uma forma de encontrar elementos para responsabilizar essa derrota. No caso da eleição, vimos várias manifestações contrárias ao governo da presidente Dilma, que conseguiu a reeleição.

Só que esses protestos não pediam melhorias em educação, saúde ou segurança pública, esses protestos pediam uma intervenção militar e/ou impeachment de Dilma, o que, pra mim, chega a ser ridículo. Mas como diz outro político, “o pior cego é aquele que não quer enxergar” e continua a sofrer. É como um estudo, um ensaio, onde o cego é o protagonista. Não é bom reclamar, mas políticos e população estão sem sintonia com o que acontece no país. Mais participação popular, por exemplo, não quer dizer que seja o início de uma ditadura comunista, mas sim o que jamais observamos, o cheiro da democracia cada vez mais forte. E como isso incomoda, e como incomoda! #TôDeOlho #FaroFino

Leia também:
#PapoReto: Eleições na Chapada Diamantina e o que sobrou da opinião política
#PapoReto: Eleições, “mentiras sinceras” e Chapada Diamantina
#PapoReto: Mais tempo de propaganda eleitoral na TV e no rádio; ninguém aguenta mais

Construção do caos 1
Pedir intervenção militar é inaceitável! Essas pessoas que perderam seu tempo nas ruas pedindo a volta do período ditatorial se equivocaram e deveriam em suas cidades cobrar dos governantes mais políticas públicas para educação, saúde, segurança, infraestrutura e melhor gerenciamento do erário. Seja do PT ou do PSDB, seja o partido que for, seja em qual for o local, é dever de todos manter a administração voltada para o povo, o governo só assume sua função real quando olha para a população. A construção do caos para desvirtuar o que foi proposto no ‘contrato social’ é um foco errado para buscar guarida contra a derrota. Até retaliação no Congresso Nacional teve. Derrubaram um decreto presidencial que dava maior participação popular nas decisões do governo, como uma forma de retaliação à derrota nas eleições. Ao menos era o que tinha no texto derrubado!

Governo novo
O governador eleito Rui Costa (PT) está em viagem fora do país, descansando do processo eleitoral, como dizem alguns aliados. Para conter o terror que está dentro das secretarias estaduais, o petista pediu para ninguém especular sobre a sucessão e sobre a troca de secretários. Manoel Vitório, o secretário da Fazenda do governo de Jaques Wagner, foi escolhido por Rui para comandar a transição e já declarou que o petista “tem o secretariado na cabeça”. Rui, entretanto, já falou que não tem porta-voz, lógico que não se referia a Vitório. O novo governador tem medo é da “língua dos aliados”. Na Chapada Diamantina não se fala de outro assunto, todo mundo querendo saber quem serão os novos titulares.

Caos de personalidade, se é que existe | FOTO: Ilustração/Guilherme Kramer |

PMDB de braços abertos
Dois partidos que caminharam juntos durante as eleições na Bahia devem permanecer juntos. É que o prefeito ACM Neto (DEM) apontou o fim do DEM, ao menos no estado, e a conversa é que ele quer ir para o PMDB. Não se sabe se é uma forma de pressionar o partido, já que o presidente nacional do Democratas, Agripino Maia, não confirmou uma fusão nem o encerramento dos trabalhos do DEM no país, não diretamente. O PMDB foi para a imprensa dizer que está de portas abertas para Neto, se assim for o desejo dele. Ninguém gostaria de perder uma liderança como essa, até mesmo o PMDB, que não gosta de confusão, sabe da capacidade do atual prefeito da capital. Os políticos chapadeiros não acreditam na ida de ACM Neto para o PMDB. “Ele já colocou Bruno Reis lá, que vai ser seu vice em 2016”, diz um dos interlocutores democratas na Chapada Diamantina.

Traição eleitoral
Já foi dito antes, mas a coisa começou a pegar! É que tem candidato a deputado estadual que não se elegeu e continua pedindo o dinheiro investido de volta. Como se trata de crime eleitoral, tem muita gente que se recusa a falar sobre o assunto, mas nos corredores já se comenta sobre o que aconteceu com alguns políticos no interior. “Teve candidato que investiu uma grana em lideranças e teve muito pouco voto. Eles estão inconsoláveis”, afirma uma fonte na Assembleia Legislativa da Bahia. Mas os casos não ficam apenas na Assembleia, tem candidato a federal que esperava do povo e agora espera alguma coisa do novo governador, justamente para tentar entrar no “rabo do foguete”. #PegaVisão

Aécio ovacionado
O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) foi ovacionado na sua chegada ao congresso após o pleito presidencial. Em declarações à imprensa, o tucano falou sobre diversos assuntos, inclusive sobre as manifestações que pedem a intervenção militar e o impeachment de Dilma. “Eu respeito a democracia permanentemente e qualquer utilização dessas manifestações no sentido de qualquer tipo de retrocesso terá a nossa mais veemente oposição. Eu fui o candidato das liberdades, da democracia, do respeito. Aqueles que agem de forma autoritária e truculenta estão no outro campo político, não estão no nosso campo político”.

Tucano empolgado
Aécio Neves segue empolgado e diz que voltou ao congresso “para exercer o papel que lhe foi delegado por grande maioria da população brasileira [51 milhões de votos]. Se quiserem dialogar, apresentem propostas que interessem aos brasileiros. No mais, vamos cobrar explicações e eficiência”. Por diversas vezes, Aécio aproveitou para cutucar Dilma: “A presidente deve tomar muito cuidado, senão seu governo chega no dia primeiro de janeiro com cheiro de fim de festa”. #AgoraÉAécio

O senador Aécio Neves sendo recebido por eleitores e assessores| FOTO: Reprodução/ABr |

Auditoria negada
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido do PSDB para formar uma comissão de representantes de partidos para realizar uma auditoria nos sistemas de votação e totalização do resultado das eleições de 2014. No entanto, a corte liberou o fornecimento de dados e acesso a programas e arquivos eletrônicos usados na eleição. Antes, uma notícia circulava nas redes sociais apontando que, por unanimidade, a auditoria nas eleições presidenciais teria sido aceita para investigar irregularidades no pleito, o que foi logo negado. O procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, deu parecer contrário ao pedido e se pronunciou dizendo que as denúncias eram baseadas “em comentários formulados em redes sociais, em boatos muitas vezes camuflados pelo anonimato. Querem comprometer a credibilidade do sistema eleitoral deste país”. #AgoraNãoÉMais

Reforma e democratização
A direção nacional do PT debateu e aprovou uma Resolução Política que trata da reforma do sistema político no país. “É urgente construir hegemonia na sociedade, promover reformas estruturais, com destaque para a Reforma Política e a democratização da mídia. Para tanto, antes de tudo é preciso dialogar com o povo, condição vital para um partido de trabalhadores”, diz o texto, deixando evidente a vontade do plebiscito popular. O documento estabeleceu como ação imediata a participação da militância nos atos em defesa da democracia e da reforma política, previstos para a semana de 9 a 15 de novembro.

Compre inseticida para estocar e não deixe água parada | FOTO: Reprodução |

Barril das antigas
O problema da dengue na Bahia não é de agora e tem momentos que vira um barril total. Fora as derivações da doença, classificadas em quatro tipos, agora tem a tal da febre chikungunya, que só de pronunciar já faz a gente dobrar a língua. Na região da Chapada Diamantina, o grupo de trabalho que monitora a dengue ainda não se pronunciou, mas a prefeitura de Ipirá, cidade próxima à região, já emitiu comunicado, por meio da Secretaria de Saúde, informando que tem atividade no dia 14 de novembro para “lutar contra a dengue e contra a chikungunya”. Só em Feira de Santana, essa derivação da doença já pegou mais de 419 pessoas. E esse número continua crescendo. Nunca é demais lembrar, que garrafas pets, vasilhas, copos descartáveis, e outros recipientes não podem acumular água. Vedar tanques e tonéis e colocar areia nos vasos de plantas são outros cuidados que se deve tomar para evitar a proliferação do mosquito. #Febre

A UPB enviou esse cartaz | FOTO: Arte/Divulgação |

Congresso Nordestino de Municípios
O Congresso Nordestino de Municípios acontece entre os dias 11 e 13 de novembro, no Centro de Convenções, em Salvador. O tema será “Oportunidades e Possibilidades para o Nordeste” e o evento deve contar com os associados da União dos Municípios da Bahia (UPB). A entidade promove o encontro em parceria com as associações municipalistas do Nordeste e o Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e técnicos da administração municipal. As inscrições podem ser realizadas aqui. O Congresso contará com a participação dos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Novos bombeiros
O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, possui novos soldados bombeiros. Isso mesmo, de acordo com texto da prefeitura local, o tenente-coronel Joelson Resende Gondim, comandante do 11º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), foi o responsável por apresentar os novos soldados ao prefeito da cidade. Os soldados ficarão em Itaberaba, no comando do grupamento. Esse comando tinha 28 bombeiros atuando e agora são 37. Essa ação é parte da proposta do governo estadual de aumentar os efetivos em diferentes regiões da Bahia.

Disputa para a presidência
Não se sabe se vai ter um racha na base política de Rui Costa antes mesmo de ele assumir, mas a briga por espaço já começou na Assembleia Legislativa da Bahia. A disputa pela cadeira de presidência deve ser puxada pelo PT, que declarou que terá candidato para o posto. Quem não deve ter gostado da notícia é o atual presidente Marcelo Nilo (PDT), que busca o penta na próxima legislatura. Não vou nem comentar o que pode acontecer com essa disputa. Ao que parece, três nomes já foram colocados: o próprio Nilo, o possível candidato petista, o deputado Rosemberg Pinto, e o médico Alan Sanches, que mostrou interesse e disse ter o aval do senador eleito Otto Alencar (PSD).

Legado do Brasil Ride 1
Lendo um pouco sobre o evento, e procurando mais informações sobre a edição deste ano do Brasil Ride, tive a surpresa de saber que a competição deixou legados para a população da Chapada Diamantina. Com largada em Mucugê, mas com trilhas que passam por Rio de Contas e outras localidades, o evento manteve o alto nível também fora das pistas. Foram lançadas durante o torneio duas escolas de mountain bike, uma em Mucugê e outra em Rio de Contas, além de uma doação de 10 bicicletas para cada escola inaugurada.

Legado do Brasil Ride 2
O Brasil Ride também realizou palestra em Mucugê sobre “Esporte e Meio Ambiente” em escola pública com participação de 150 crianças. Mais de mil crianças em Rio de Contas participaram de conferência sobre “Alimentação”. Foram ainda promovidos três passeios ciclísticos, dois em Mucugê e outro em Rio de Contas. Os organizadores e patrocinadores do evento também doaram, em parceria com a Cemil, 1.740 litros de sucos e leite para as creches de João Correia, Brejo de Cima, Guiné e Mucugê. Quando o governo não faz, a iniciativa privada faz e vai atrás. Esse foi um péssimo trocadilho.

| FOTO: Reprodução/Revista Bula |

Fechado com a poesia
Para não ficar uma a coluna cheia de textos, completo com mais um, só que dessa vez uma poesia. Para lembrar a faculdade, um texto do francês Charles Baudelaire. Só espero que ninguém reclame ou venha com ataques homofóbicos. E se falar que estou fazendo apologia ao álcool, na próxima coluna eu publico duas poesias! #PapoReto #SóRapaDura #ComeComFarinha

*Vitor Fernandes é jornalista e assessor de imprensa
 politicajornaldachapada@gmail.com

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas