Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEditorialMenu Principal

Lula recebe MST e políticos baianos para traçar estratégias com movimentos sociais

lula
Lideranças do MST e políticos com o ex-presidente Lula em São Paulo | FOTO: Ascom |

Conjuntura política e os movimentos sociais no Brasil, relações entre o PT e os movimentos sociais, reformas agrária e política e a democratização da comunicação no Brasil. Esses foram os principais temas da reunião desta sexta-feira (12) entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e os líderes do MST, João Pedro Stédile e Márcio Matos, integraram a comitiva que pautou a necessidade da construção de uma ampla frente de esquerda, incluindo partidos e movimentos sociais e o movimento sindical, para lutar pelas reformas e pelo marco regulatório dos meios de comunicação. “Essas demandas da sociedade já atraem a população para as ruas, principalmente os jovens, e a tendência é que isso aconteça nos debates da reforma política, por exemplo”.

Segundo o petista, Lula chegou a dizer na reunião “o quanto acredita na capacidade de gestão do governador eleito Rui Costa e afirmou que ele fará um grande governo”. Assunção ainda diz que é preciso pautar o governo federal e a sociedade com a reforma agrária. “A pauta ficou de fora da agenda do governo, mas agora precisa ganhar mais força. Fora isso, temos um longo caminho pela frente com o novo governo da presidenta Dilma. Serão desafios importantes envolvendo economia e política, porque a direita não vai parar de atacar usando todos os meios que ela domina”, pontua Valmir Assunção. Para o membro da direção nacional do MST, o baiano Márcio Matos, o encontro serviu para estudar mais o cenário político nacional. “As reuniões com Lula são sempre carregadas de assuntos políticos e, dessa vez, debatemos a atual conjuntura nacional e também assuntos referentes à Bahia. Ele apontou as dificuldades, mas se mostrou confiante no novo governo de Dilma”.

No encontro, o ex-presidente Lula também citou os desafios da economia e do governo Dilma e reafirmou sua confiança de que “o governo terá uma interlocução maior com os movimentos sociais”. Lula também expressou sua confiança de que “a presidenta fará um governo infinitamente superior ao primeiro, inclusive no avanço da reforma agrária”. Participaram também da reunião os líderes João Paulo Rodrigues, Gilmar Mauro, Alexandre Conceição, Neuri Rossetto, Kelly Maforte, o deputado federal eleito João Daniel (PT-SE), o federal Dionilso Marcon (PT-RS) e o presidente do PT de Fortaleza e deputado estadual, Elmano de Freitas.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios