CidadesCuriosidadesMenu Principal

Rui Costa completa equipe de secretários; confira o perfil dos novos titulares

rui costa
Novos secretários tomam posse no próximo dia primeiro de janeiro | FOTO: Divulgação |

O governador eleito da Bahia, Rui Costa, anunciou na manhã desta sexta-feira (19), os 11 nomes que faltavam na composição de seu secretariado. Na lista, três mulheres e três negros, que vão comandar pastas como a Cultura, dirigida por Jorge Portugal, o Desenvolvimento Urbano, por Carlos Martins e a de Políticas para as mulheres, com Olívia Santana. Rui também anunciou secretários das pastas da Casa Civil, Bruno Dauster; Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça; Desenvolvimento Econômico, James Correia; Administração, Edelvino Góes; Agricultura, Fernanda Mendonça; Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e Turismo, Nelson Pelegrino. Além de manter alguns secretários que já estavam no governo Wagner, o novo governador escolheu nomes de técnicos e especialistas ligados às áreas em que vão atuar.

Leia também:
Governo da Bahia: Rui Costa anuncia últimos nomes para compor novo secretariado

“Buscamos compor com quadros técnicos e pessoas capacitadas. Temos mulheres, afrodescendentes e um time completo que vai atuar em equipe, com união para garantir a vitória do povo da Bahia”, disse o novo governador. Em relação aos nomes do segundo escalão, Rui afirmou que eles serão divulgados um a um, na medida em que forem escolhidos. Alguns podem ficar para janeiro, depois que os secretários assumirem as pastas.

Na próxima semana, será realizada a primeira reunião com todo o secretariado. A ideia é iniciar o planejamento da gestão e traçar as primeiras ações de governo. “Posso antecipar que já defini um encontro com professores, pais e alunos do colégio Luís Tarquínio, para avaliar o funcionamento daquela escola. Uma vez por mês quero ir a uma unidade escolar para fazer a mesma coisa e trazer os pais para mais perto da educação dos filhos”.

Rui também antecipou que vai construir um novo centro de convenções, já que o atual necessita de reformas e não atende mais as demandas de eventos do estado. “O nosso Centro de Convenções já deu o que tinha que dar. Aquele projeto, de uma estrutura de ferro muito próxima ao mar, fica impraticável, você da manutenção e em três meses está tudo ruim de novo”, explicou.

Segundo Rui, existem dois novos locais em análise e quando o projeto estiver consolidado, será anunciado. A intenção é usar o antigo centro como uma área de permuta ou contrapartida, num projeto de Parceria Público Privada, cujo vencedor da licitação receba a área como pagamento pela construção do novo. “Acredito que quem comprar vai colocar o prédio abaixo e fazer um empreendimento imobiliário em contrapartida teremos um novo Centro de Convenções moderno e confortável”.

Leia também:
Rui Costa prioriza nomes técnicos na escolha de secretários; confira o perfil de cada um
Novo Secretariado: Confira os primeiros nomes anunciados para o governo Rui Costa

rui costa
O governador eleito, Rui Costa | FOTO: Divulgação |

SECRETÁRIOS ESTADUAIS ANUNCIADOS HOJE
Olívia Santana – Secretária de Políticas para as Mulheres
Formada em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, fez parte do movimento estudantil e é militante histórica do movimento negro. Foi Secretária Municipal de Educação de Salvador e vereadora da capital. Integrou o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, fez parte do Fórum das Mulheres Negras e foi dirigente da União de Negros pela Igualdade (Unegro). Olívia ainda representou o Brasil na 3ª Conferência Mundial Contra o Racismo, ajudou a fundar a União Brasileira de Mulheres (UBN) e foi chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado.

Vera Lúcia Barbosa – Secretária de Promoção da Igualdade
Atual secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, foi dirigente nacional do Movimento dos Sem Terra – MST e coordenadora-geral do acampamento de mulheres trabalhadoras rurais da Bahia. Participou também da Via Campesina e da Coordenação Nacional dos Movimentos Sociais (CMS). Coordenou durante dez anos o encontro de trabalhadoras rurais para discutir gênero, feminismo, violência contra a mulher, feminização da pobreza, poder e sexualidade.

Fernanda Ferreira Mendonça – Secretária de Agricultura
Formada em medicina veterinária pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e pós-graduada em epidemiologia veterinária com ênfase em defesa agropecuária pela Universidade Metropolitana – Unime. Foi gerente do Centro de Controle de Zoonose da Prefeitura de Salvador, entre 1988 e 2001. No ano seguinte, por meio de concurso público, entrou na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab, órgão vinculado a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia – Seagri. A funcionária de carreira foi gerente técnica da Adab de Itabuna entre 2003 e 2007 e, em 2012, passou a coordenar esta unidade regional.

Jorge Portugal – Secretaria de Cultura
Educador, poeta e compositor baiano. Filho de Santo Amaro, Jorge Portugal atua área de Cultura desde 1974. Idealizou projetos culturais e educativos inovadores, como os programas “Aprovado”, “Tô Sabendo”, “Manoel Faustino”, “Circulador Cultural”, entre outros. Compôs músicas interpretadas por vários artistas nacionais, a exemplo de Maria Betânia, Jorge Aragão Gilberto Gil e Caetano Veloso. É de sua autoria o livro “Redação: assim é fácil”. Atua ainda como articulista do jornal A Tarde.

Manoel Gomes de Mendonça Neto – Secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, mestre em Engenharia de Computação e Automação Industrial pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland em College Park. Foi cientista visitante do Centro de Estudos Avançados do Laboratório da IBM, em Toronto, no Canadá. Pesquisador Doutor da Universidade de Maryland e do Centro Fraunhofer para Engenharia de Software Experimental. Foi coordenador do Núcleo de Pesquisa em Redes e Computação da UNIFACS, membro da câmara de ciência de computação da FAPESB (2005-2008) e coordenador da Comissão Especial de Engenharia de Software da SBC. Atualmente é Professor da UFBA, Diretor do Centro de Projetos Fraunhofer para Engenharia de Software e Sistemas e gerente de estratégias de TI do Senai Bahia.

Jerônimo Rodrigues – Secretário de Desenvolvimento Rural
Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, com especialização em Desenvolvimento Territorial Sustentável, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, e mestre em Desenvolvimento Rural pela UFBA. É professor universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2011), Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial/SDT/MDA (2011/12), Secretário Executivo do Programa Proterritórios/Cumbre Ibero Americana (2011/12), Secretário Executivo do CONDRAF e Membro do Conselho Nacional de Economia Solidária (2011/12) e integrante da equipe técnica do Movimento de Organização Comunitária – MOC. Também foi assessor especial das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e de Planejamento. Tem experiência na área de desenvolvimento territorial sustentável, com ênfase em Politica de Desenvolvimento Rural.

James Correia – Secretário de Desenvolvimento Econômico
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, especialista em Planejamento de Sistemas de Potência na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, pós-graduado em Estudos avançados sobre Sistemas de Potência, mestre e doutor na mesma área pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou por 10 anos na Coelba, onde exerceu o cargo de gerente de Operações da Região Metropolitana de Salvador. Foi coordenador e professor do Mestrado em Energia da UNIFACS. Condecorado com a medalha comemorativa dos 110 anos da Escola Politécnica da USP, modalidade empreendedorismo, foi autor do Plano de Racionamento alternativo à crise energética de 2001. Também exerceu a função de consultor na área de gás e petróleo para diversas empresas do setor.

Nelson Pelegrino – Secretário do Turismo
Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Pelegrino foi deputado estadual por dois mandatos e eleito este ano, para o quarto mandato de deputado federal. Foi secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Coordenador do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, na Bahia. Em 2011, foi eleito, pela terceira vez em quatro mandatos, como um dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

Carlos Martins – Secretário de Desenvolvimento Urbano
Formado em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas (1981) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Foi delegado Regional do Trabalho, entre 2003 e 2006, secretário da Fazenda do Estado da Bahia, entre 2007 e 2012, Diretor Presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e é professor universitário, atuando principalmente nas seguintes áreas: administração, direito tributário, finanças públicas, tributação e crise econômica mundial.

Edelvino da Silva Góes Filho – Secretaria da Administração
Graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia e Professor Universitário. Ingressou no serviço público federal pela UFBA em 1995 como economista da SUDENE, onde assumiu funções de chefia e coordenação tanto na Sede, em Recife, quanto no Escritório Regional em Salvador. Teve uma passagem no Ministério da Fazenda em 2001 e foi aprovado, em novo concurso público, para desempenho do cargo de analista do IBGE a partir de 2002. No ano de 2006 foi cedido ao Tribunal de Justiça da Bahia para exercício da função de Chefe de Gabinete do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (IPRAJ). Em janeiro de 2007 passa a ocupar o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria da Administração do Estado da Bahia. Em agosto de 2013, assume a Secretaria da Administração do Estado da Bahia.

Bruno Dauster – Casa Civil
Formado em economia. Foi coordenador de captação de recursos da Prefeitura de Salvador, responsável pela implantação da Secretaria de Transporte Urbano de Salvador. Atuou como diretor de desenvolvimento da OAS, foi presidente da Linha Amarela S. A, sócio-gerente da empresa Morro do Conselho, presidente da CLN, presidente da Invepar, consultor de concessão de financiamentos da Finep e coordenador de habitação do Estado da Bahia. É o atual chefe de gabinete da secretaria Estadual da Casa Civil.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas