• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Everaldo Anunciação diz que “não haverá candidato do PT para UPB”

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
23 dezembro 2014 - 20h10
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Política
0
Lúcio deveria se concentrar em questões internas, rebate Everaldo

Presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação |FOTO: Jornal da Chapada|

everaldo anunciação
O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação | FOTO: Jornal da Chapada |

A proximidade do prazo de inscrição das chapas para a eleição da presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), que será entre os dias 05 e 07 de janeiro, esquenta o clima de articulações nos bastidores. Até lá, é hora dos pré-candidatos e das instâncias partidárias conversarem para decidirem o apoio. No momento, três prefeitos se apresentam para a disputa: Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal da Silva que concorre à reeleição, e dois petistas, o prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, e o de Ibotirama, Terence Lessa. Na segunda-feira, uma comissão formada pelo PT se reuniu para debater o processo e concluiu que mesmo diante da possibilidade de serem confirmados postulantes do partido, “não haverá partidarismo”. A decisão acontece na sede da entidade no dia 14 de janeiro.

Segundo o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, a tentativa será a de evitar clima de disputa dentro da base que elegeu o governador Rui Costa (PT). Ele lembra que o próprio Rui já frisou que vai manter a imparcialidade. A perspectiva será a de levantar apenas uma candidatura dentro da coluna de sustentação política do governo. O dirigente petista liderou o encontro com três prefeitos que formam a comissão e ainda Ricardo Machado, que teria concordado com os critérios colocados. “O PT não vai partidarizar as eleições. Não haverá candidato do PT, mesmo que Ricardo seja o candidato. Terence não estava. Continua colocando o nome à disposição, mas disse que concorda com o encaminhamento”, revelou Everaldo.

Everaldo disse que vai conversar com a atual presidente para tentar viabilizar um entendimento. “Vamos construir um debate, buscando a unidade”, afirmou. Porém mandou o recado de que deve haver boa vontade de ambos os lados. “Quem vai dialogar tem que estar disposto a tudo”, disse sobre a possibilidade de o PT apoiar Quitéria ou vice-versa. Nessa conjuntura serão apresentadas algumas premissas. “Em nossa plataforma queremos o fim da reeleição e o fortalecimento do setor de projetos”, disse, numa referência a um setor de assessoria de projetos, já existente na UPB. Segundo ele, a premissa da negativa sobre a reeleição valeria para o próximo pleito, já que se fosse para a atual não caberia o apoio a socialista.

“Essa reunião foi muito positiva, pois houve espírito de entendimento. Todos reconhecem a importância das candidaturas, mas estão ‘consensuados’ de que é preciso construir a unidade”, frisou. O PT tem hoje 92 prefeituras, porém não haveria direcionamento unilateral. Tal fato já se comprova pela existência de dois pré-candidatos. Ricardo é amigo do governador diplomado, mas, não contou até o momento, pelo menos em público, com um sinal de apoio do governador petista.

Há poucos dias, o prefeito de Santo Amaro chegou a declarar que teria o aval do vice-governador atual e senador diplomado Otto Alencar (PSD), mas em conversa com o jornal Tribuna da Bahia na segunda, Otto negou que tenha candidato. “Estou neutro, até porque ambos me apoiaram. Não posso desconhecer quem me ajudou”, disse o atual vice, numa referência à eleição para o Senado em outubro e ao fato de os postulantes pertencerem à base. Machado tem garantida a ajuda do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, que é do PSB, que desistiu de concorrer para aderir ao projeto do petista. A reportagem não conseguiu falar com os prefeitos de Santo Amaro e Ibotirama.

Maria Quitéria tem apoio de mais de 120 prefeitos
Diante da articulação dos concorrentes que buscam apoio, a socialista Maria Quitéria tem intensificado as costuras de adesão a sua chapa. Foi assim nos últimos dias, quando anunciou a garantia de várias Associações e Consórcios regionais. Apesar de não conseguir o apoio espontâneo da presidente do seu partido, a senadora Lídice da Mata, ela teria o empurrão político do ex-prefeito e ex-dirigente da instituição, Luiz Caetano (PT), que se elegeu para a Câmara dos Deputados com a contribuição de vários gestores municipais.

Além disso, conta que mais de 120 prefeitos assinaram a carta que chancela a sua reeleição para a presidência na UPB. “Minha candidatura representa um projeto pelo fortalecimento do municipalismo que é encabeçado por mim, mas tem o apoio de centenas de prefeitos em todo estado”, afirmou Quitéria. Uma das apoiadoras é a Associação de Municípios dos Vales do Rio do Antonio e do Rio Gavião (Amvagra). “Maria Quitéria é uma guerreira na luta a favor do municipalismo, ela foi a mentora de diversas conquistas para os municípios baianos, deve continuar fazendo esse trabalho”, afirmou o presidente da Associação, o prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda (PV).

O prefeito de Ruy Barbosa e atual vice-presidente da entidade, José Bonifácio, vai integrar a chapa de Quitéria, novamente na vice. Segundo ele, a prefeita de Cardeal da Silva está “preparada” para assumir o cargo de representante por mais um biênio. “Por acreditar no trabalho digno que ela vem fazendo à frente desta entidade tão importante para os municípios, estarei ao seu lado novamente, como vice-presidente”, afirmou. Extraído da Tribuna da Bahia.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Aumenta número de baianos em situação de segurança alimentar na última década

Próximo Post

Dilma anuncia Jaques Wagner como novo ministro da Defesa; confira os novos ministros

Próximo Post

Dilma anuncia Jaques Wagner como novo ministro da Defesa; confira os novos ministros

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.