Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Governo baiano inaugura fábrica de torres eólicas em Jacobina

Governador eleito da Bahia, Rui Costa |FOTO: Divulgação|

rui costa
A inauguração da Torres Eólicas do Nordeste será às 14h e contará com as presenças do governador Rui Costa | FOTO: Reprodução/Arquivo |

A Bahia já conta com 165 usinas de energia eólica, 33 delas em operação. Nesta sexta-feira (30), a cidade de Jacobina, no centro-sul baiano, ganha mais uma fábrica do setor, a Torres Eólicas do Nordeste (TEN), com investimentos de cerca de 30 milhões de euros, resultado da união entre o grupo francês Alstom e a brasileira Andrade Gutierrez.

A inauguração da TEN, localizada na Serra do Tombador, será às 14h e contará com as presenças do governador Rui Costa, do presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, James Correia. Com a nova fábrica, serão criados 250 empregos diretos e mais 600 indiretos em Jacobina e região. A planta industrial da TEN, instalada em uma área de 140 mil m², terá capacidade para produzir 200 torres de aço para aerogeradores por ano.

Leia também:
Chapada: Fábrica de torres eólicas em Jacobina pode ter sua inauguração suspensa

Encontros
Antes da inauguração da TEN, às 9h50, Rui Costa, acompanhado do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, visita o sistema de macrodrenagem no bairro da Grotinha, que integra as obras de reurbanização do local e beneficiarão os moradores com mais infraestrutura e segurança.

Em seguida, às 10h, o governador Rui Costa e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, visitam o Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro, localizado no bairro Bananeira, onde se reúnem com a toda comunidade escolar do município. Participarão também representantes dos colégios Frei José, Modelo, Padre Alfredo, Professora Felicidade e CENEB. O encontro visa aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem no estado, através do Pacto para a Educação na Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas