Roubo de carro de guia turístico da Chapada Diamantina assusta autoridades

Postado em fev 6 2015 - 9:31am por Jornal da Chapada
foto

Foi o primeiro roubo de carro da região | FOTO: Roberto Barroso/Agência Brasil |

Pela primeira vez na história do município de Nova Redenção, na região da Chapada Diamantina, um assalto ao carro de um guia turístico da localidade assustou a população e alertou as autoridades locais sobre a segurança de um dos pontos que mais recebe turistas na Bahia. O guia Hernandes Muniz teve o seu carro roubado na divisa das cidades de Nova Redenção, Andaraí e Itaeté, em uma estrada que liga dois assentamentos e dá acesso a BA-142, no dia 22 de janeiro deste ano. No momento do roubo, Muniz estava com dois turistas estrangeiros no veículo – um homem de Porto Rico e uma mulher australiana – e foi surpreendido por três suspeitos armados. “Eu estava em um local em que não tinha como andar rápido, pois havia muitas pedras. Eles estavam escondidos, anunciaram o assalto, me renderam, e pediram para todos descerem do carro”, relatou o guia, em entrevista ao Bahia Notícias.

Preocupado que o caso assuste os turistas e atrapalhe o movimento da região, Muniz lamentou o ocorrido e pediu que as investigações policiais solucionassem o problema com mais eficácia. “Isso que houve comigo nunca aconteceu antes, mas pode acontecer de novo. Eu estou traumatizado, em estado de choque. A gente mora no interior para não sofrer violência, e isso acontece”, comentou ele. “Eu não posso fazer nada como cidadão, quem tem que fazer a investigação é a polícia”, concluiu Hernandes Muniz. Nelson Oliveira, presidente da associação de Lençóis, falou sobre os impactos negativos que a falta de segurança traz para a região da Chapada Diamantina. “O fluxo turístico parte de Lençóis para outras cidades. Então, quanto acontece isso, repercute em Lençóis, porque o turista está hospedado aqui”, explicou Oliveira.

O presidente da associação declarou que, ao procurar o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Nova Redenção, Esmael Viana Braga Junior, ele teria dito que por ser véspera de carnaval, “não há nada que possa ser feito”. “Em nenhum momento o secretário me deu uma resposta à altura. Agora, os guias ficam temerosos com a segurança da região”, afirmou Nelson Oliveira. Sobre o policiamento da região, Oliveira explicou que a Polícia Militar lançou a chamada “Operação Verão”, um plano em que o contingente se desloca para os principais pontos turísticos da localidade nos finais de semana. Mas, segundo ele, o plano não está funcionando em todos os atrativos. “A Operação Verão é um plano em que os policiais se deslocam, durante os fins de semana, para os principais pontos turísticos. Já era para ter começado. Mas, em alguns atrativos, ainda não está funcionando, talvez seja a falta de contingente, que não está conseguindo atender a região toda”, opinou o presidente da associação.

O secretário de Turismo e Meio Ambiente de Nova Redenção, Esmael Junior, disse que o acontecimento foi devido à ineficiência do policiamento na região e falou da necessidade de realizar uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP). “O policiamento aqui é muito ineficiente, apenas dois policiais para cada 10 mil habitantes. Não se consegue cobrir toda a região assim. Temos que falar com a SSP, que é o órgão que fornece a segurança”, afirmou ele. O secretário também explicou que é “praticamente impossível” cobrir as zonas urbanas e rurais, “pois mesmo sendo cidades pequenas, as zonas rurais são extensas”.

Segundo o secretário, a polícia fez um retrato falado dos assaltantes e está em sua busca. Em relação às medidas que a secretaria pode tomar para evitar novos roubos e situações de violência, Junior propõe a elaboração de uma proposta de segurança entre todos os municípios da região. “A polícia não pode proteger só turista, há muita coisa para proteger aqui em Chapada Diamantina”, afirmou Junior. “Por fim, não houve casos de roubos ou furtos naquela região antes, por isso todos ficaram muitos surpresos”, concluiu o secretário. Matéria extraída na íntegra do site Bahia Notícias.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.