Pular para a barra de ferramentas
AssessoriaCidadesCuriosidadesMenu Principal

Carnaval do Pelourinho encanta baianos e turistas com atrações diversificadas

foto22
Carnaval no circuito Batatinha – Pelourinho | FOTO: Elói Corrêa/GOVBA |

A Escola de Samba Unidos de Itapuã, com direito a mestre-sala e porta- bandeira, o maracatu do Bloco Bezouro, a percussão dos Meninos e Meninas do Pelourinho e o bloco Canelight. Essas são apenas algumas das atrações que podem ser vistas animando as ruas e becos do Pelourinho durante o Carnaval nesta quarta-feira (17). Grande parte destes blocos foram patrocinados pelo Governo do Estado, por meio de programas como o Carnaval Ouro Negro. O coordenador do Canelight, Jair Lima, diz que o bloco foi criado em 2001 por seu pai e reúne hoje cerca de 1,5 mil pessoas. “Os blocos de segmentos de matriz africana têm o apoio do Estado, o que é fundamental para o Carnaval da Bahia e para manter a cultura viva”.

A diversidade de atrações encanta baianos e turistas, que enchem as ruas cantando e dançando. Quem participa da festa garante que o espaço é ideal para a folia em família. Priscila Rates mora em Salvador e foi com a família, marido, filhos e sobrinhos, para ver o Carnaval do Pelourinho. “Nós chegamos às 11h, almoçamos e achamos o Circuito Batatinha muito organizado, ideal para crianças pequenas, ao ar livre e com uma programação diversificada. Aprovado”. Tânia Peres também levou a filha e as sobrinhas. “É um Carnaval plural, as famílias trazem os filhos, as crianças, todo mundo se diverte. Excelente policiamento, não vi nenhuma confusão, muitas atrações. Estou no terceiro dia e foi fantástico”.

Geração de emprego e renda
O comércio também fica mais movimentado em época de Carnaval, tanto o formal como o informal. As comidas típicas, como o acarajé, enchem os olhos de quem vai brincar no Pelô e os colares de miçangas, fitas do Bonfim e outras lembranças são um reforço garantido na renda dos vendedores ambulantes durante a folia. Segundo o vendedor Ivan Carlos do Nascimento, “a frequência do turista aumentou muito. Este ano, o pessoal está mais inspirado para gastar, a segurança está melhor e o espaço mais limpo. Estamos nos dando bem”.

Com tantos atrativos, os visitantes procuram os albergues e hotéis da região. O turista polonês Jakub Kuba, que está hospedado no Hotel Pelourinho, disse que o Carnaval da Bahia é o melhor do Brasil, superando o do Rio de Janeiro. A recepcionista do hotel, Ana Paula da Silva, afirmou que a ocupação está satisfatória. “Em relação ao ano passado, o Carnaval está melhor, a rotatividade e a ocupação estão altas. A maioria dos turistas é estrangeira, mas temos também brasileiros. Desde o início do verão o movimento está bom”.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios