Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Jornalistas da Rede Globo são hostilizados no gabinete do prefeito de Itaberaba

globo
Fantástico envia o Repórter Secreto para apurar denúncias contra a atual gestão em Itaberaba e prefeito diz que é tudo intriga da oposição | FOTO: Reprodução/Globo |

Durante toda a semana, a equipe da Rede Globo de Televisão realizou um trabalho de campo no município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, com gravações para o quadro do programa dominical Fantástico – “Cadê o Dinheiro que Estava Aqui”. Esse quadro mostra a corrupção praticada por agentes políticos que no exercício da sua função desviam dinheiro público. No comando do programa está o repórter Eduardo Faustini, que mantém o anonimato para poder circular em Prefeituras, Assembleias e Câmaras de Vereadores e órgãos públicos, com o objetivo de desvendar mistérios de onde foi parar o dinheiro dos impostos pagos pelo contribuinte.

Em Itaberaba, não se sabe ao certo qual o tipo de trabalho que foi desenvolvido durante a semana, o que se comenta é que vem bomba por aí. Pois a equipe da Rede Globo foi vista circulando no Ministério Público Estadual, Delegacia de Polícia e Órgãos Públicos da Prefeitura Municipal de Itaberaba. Segundo informações de fontes ligadas ao Jornal da Chapada, na última quinta-feira (5) a equipe se dirigiu ao gabinete do prefeito João Almeida Mascarenhas Filho (PP) para entrevistá-lo sobre o trabalho que foi feito. E, na chegada, o repórter e o cinegrafista foram surpreendidos por um grupo de aliados políticos do gestor que hostilizaram os profissionais e duvidaram das suas credencias, chegando ao ponto de ameaçá-los e constrangê-los verbalmente.

Leia também:
Chapada: Fantástico apura denúncias contra prefeito de Itaberaba; vereadores da situação reclamam
Chapada: Testemunha confirma à justiça que foi ‘laranja’ do prefeito de Itaberaba
Chapada: ‘Fiel escudeiro’ do prefeito de Itaberaba não vai à audiência e juíza manda polícia buscar

Depois que a Central Globo de Jornalismo entrou em contato, os ânimos se acalmaram. Porém, no decorrer da reportagem, quando foram apresentados documentos que possivelmente comprovavam o desvio de dinheiro público, esse grupo, liderado pela irmã do prefeito e secretária de Governo, Marigilza Mascarenhas, e o secretário de Esportes, Luiz Fernando Santos Sales, insultaram os profissionais e tentaram agredi-los. Foi preciso a intervenção constante do atual secretário de Administração Ruzinho para acalmar os ânimos.

A mesma fonte informa que no decorrer da semana, a equipe de jornalismo foi seguida a todo o instante e elementos tentavam intimidá-los para parar o trabalho. Chegando ao cúmulo do momento em que a equipe de jornalismo se dirigiu ao Restaurante Santa Helena para almoçar, vários carros, inclusive o do prefeito, seguiram a equipe e quem estava nos carros procurou sentar ao lado dos jornalistas no momento da refeição.

Repórter Secreto visita Itaberaba e entrevista gestor, políticos de oposição, membros da comunidade e autoridades sobre irregularidades encontradas | FOTO: Meramente Ilustrativa/Globo |

Jornalista experiente
Talvez eles não soubessem que estavam diante do principal jornalista investigativo do país, que já colocou atrás das grades peixes graúdos, que se envolveram em corrupção. Por meio do site da Globo conseguimos enumerar alguns trabalhos de Faustini. Por exemplo, foi ele quem encontrou jogados como lixo, em uma base militar, centenas de documentos da época da ditadura, muitos deles queimados. Foi também o repórter secreto quem mostrou como nunca tinha sido mostrada a corrupção em órgãos públicos.

Para denunciar a corrupção eleitoral, o repórter Eduardo Faustini encontrou um candidato a governador disposto a vender o horário da propaganda obrigatória. O repórter também decidiu testar a segurança dos aeroportos brasileiros. Botou na mala uma bomba falsa, igualzinha às verdadeiras e embarcou para Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Voou quase três mil quilômetros com a bomba na bagagem sem ser descoberto. Um ano depois, ele repetiu o teste com a falsa bomba. Novamente voou tranquilo pelos mesmos três mil quilômetros.

Não satisfeito, em 2011 o ‘Repórter Oculto’ resolveu testar a segurança de todos os aeroportos que seriam utilizados na Copa do Mundo, só que desta vez o teste era mais radical: ele despachou na bagagem um fuzil falso. Em um dos aeroportos, ele tentou algo muito mais audacioso: embarcou com a réplica de um fuzil na bagagem de mão e conseguiu entrar com a falsa arma no avião. Depois dessa reportagem, as autoridades prometeram reforçar a segurança nos aeroportos.

O prefeito de Itaberaba João Filho é acusado de vários crimes, inclusive de estelionato, falsidade ideológica e corrupção | FOTO: Reprodução |

O repórter Eduardo Faustini esteve também muito perto de armas de verdade. E em uma série de reportagens especiais exibidas no Fantástico e no Jornal Nacional, o Brasil viu como policiais e ex-policiais bandidos vendiam qualquer tipo de arma, inclusive armamentos pesados. Em 1999, o ‘Repórter Oculto’ fez uma série de reportagens que levaram à prisão o então deputado federal Hildebrando Paschoal, um ex-coronel da PM acusado de comandar grupos de extermínio. Ele usava uma motosserra para esquartejar inimigos. Depois das reportagens, Hildebrando foi condenado e continua cumprindo sentença.

Enfim, o que se deve saber é que Eduardo Faustini tem 30 anos de Globo e outros tantos de profissão, recebeu diversos prêmios, dentre eles o Prêmio Esso, Prêmio Líbero Badaró de Telejornalismo, Prêmio Embratel de Imprensa, Menção Especial do Prêmio Instituto Imprensa e Sociedade e da Transparência Internacional Latino Americana e Caribe, menção honrosa do Prêmio Embratel de Imprensa, Prêmio Tributo à Democracia e Liberdade, Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, Prêmio Embratel Tim Lopes de Jornalismo Investigativo de 2007.

Se o Prefeito João Filho e sua equipe não sabiam quem era Eduardo Faustini, pode ter certeza, conhecerão o trabalho dele, e como foi dito anteriormente, podem se preparar que vem bomba por aí.

Resposta do prefeito:

A prefeitura enviou nota à imprensa sobre a presença dos jornalistas:

“O Prefeito do Município de Itaberaba, João Filho, recebeu na ultima quinta-feira (5), a visita da equipe da Rede Globo, que esta visitando todos os municípios do país para averiguar as situações das cidades. O prefeito se mostrou honrado por ter sido entrevistado e ter tido a oportunidade de mostrar a transparência de sua gestão. ‘A oposição está muito preocupada em criar factoides, eu no entanto estou mais interessado em cuidar e resolver os problemas da nossa gente, conduzindo a nossa administração com total transparência e atendendo aos compromisso assumidos com nossa comunidade, foi justamente isso que deixei evidenciado na entrevista’, afirmou.”

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas