CidadesCuriosidadesMenu Principal

Salvador: Hospital João Batista Caribé passará por reforma e ampliação

manu
O governador e o secretário de Saúde durante visita à unidade hospitalar | FOTO: Manu Dias |

O Hospital João Batista Caribé, localizado no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, será reformado e ampliado. A decisão foi anunciada pelo governador Rui Costa em visita à unidade na manhã deste domingo (22). Acompanhado do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de uma equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), ele vistoriou as instalações, conversou com profissionais da unidade e ouviu as demandas de pacientes, além de verificar as áreas destinadas à construção de novos setores. O objetivo é transformar o hospital em unidade de referência para o atendimento às mulheres.

“Nós vamos fazer uma completa reforma, reestruturação e ampliação do hospital, transformando aqui no Centro de Referência da Mulher. Vim acompanhado do secretário e do pessoal da Conder, os engenheiros e arquitetos, para ver as áreas, as possibilidades de ampliação, tanto no fundo como na lateral, e ver, inclusive, os projetos possíveis de reestruturação”, disse o governador.

Segundo Vilas-Boas, o hospital atenderá não apenas à população do Subúrbio de Salvador, como também de outros municípios: “A Região Metropolitana de Salvador estava bastante carente de um investimento na área materno-infantil e na área de atenção à mulher. O Governo do Estado, compreendendo esta limitação, tomou a decisão de fazer um grande investimento e transformar esta unidade no hospital de referência da mulher para esta região do estado. Aqui serão realizados investimentos na construção de uma UTI neonatal e de um berçario de alto risco, no aumento do número de leitos obstétricos, na construção de leitos cirúrgicos para atendimento de mulheres que vão ser submetidas a procedimentos de histerectomia, mastectomia e procedimentos ginecológicos. Enfim, que [o hospital] venha a permitir escoar esta demanda para o atendimento às doenças da mulher”.

De acordo com a diretora do João Batista Caribé, Zenilda Monteiro, a construção do Hospital do Subúrbio foi decisiva para a mudança do perfil da unidade – de emergência para atendimento materno-infantil, com foco na assistência prevista pela Rede Cegonha. “O [hospital] João Batista Caribé se manteve, por aproximadamente 36 anos, como unidade de emergência e, desde o ano passado, já vem com essa mudança de perfil. Com a construção do Hospital do Subúrbio, se percebeu que a urgência e a emergência estavam garantidas no Subúrbio, mas as mulheres não tinham uma assistência direta, em especial ao parto”, explica a diretora.

Criado em 1979, o hospital possui atualmente 62 leitos de internamento para cirurgia ginecológica, unidade neonatal intermediária, serviço social, e serviços laboratoriais para exames – de urina, sangue e testes de HIV e sífilis. A unidade também realiza parto, atendimento pós-aborto espontâneo, serviço de imagens (raio X e ultrassom) e planejamento familiar, incluindo ligadura de trompas.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas