Depois de uma matéria bombástica em rede nacional, apontando para a corrupção no município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, o governador Rui Costa (PT) esteve na cidade, nesta terça-feira (24), para continuar as visitas às escolas e inaugurar centros infantis e de atendimento à mulher. Em discurso durante sua estada em Itaberaba, o chefe do Executivo defendeu o prefeito João Almeida Mascarenhas Filho (PP), acusado de desviar cerca de R$ 1 milhão por mês dos cofres públicos.
Na defesa ao gestor, o governador petista disse que “o problema da água apontado na matéria do Fantástico (Rede Globo) na verdade é da Embasa, e não do município”, mas não citou as outras denúncias, nem as irregularidades na saúde e em processos licitatórios, e muito menos as acusações de estelionato e falsidade ideológica que João Filho responde. O próprio alcaide se pronunciou na tentativa de se defender das denúncias de corrupção. Até mesmo uma carta aberta à população de Itaberaba foi emitida pelo gestor para amenizar a situação caótica de sua administração e é distribuída de mão em mão na cidade.
Rui Costa foi parar no olho do furacão, mas deu conta do recado, e foi com sua comitiva e o prefeito João conhecer a Escola Municipal Viriato Sampaio e o Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu, além de realizar as inaugurações agendadas. Ainda em Itaberaba, Rui participou de atos de comemorações pelos 138 anos de emancipação político-administrativa, e as obras foram entregues para a população, consideradas por muitos como atos da programação do aniversário de Itaberaba.
De acordo com informações, o governador tentou agir como um “bombeiro para apagar o fogo criado com as denúncias do Fantástico”, mas não teve como defender a quantidade de crimes cometidos na prefeitura municipal, ficando a defesa apenas no âmbito do governo estadual.
Confira vídeo e matérias relacionadas nos links abaixo.
Itaberaba: Pedido de prisão é expedido e polícia procura bandidos que invadiram a casa de ex-secretário
Itaberaba: Confira matéria completa em vídeo feita pelo Fantástico sobre corrupção na cidade
Itaberaba: Corrupção na administração de João Filho envolve familiares e muito dinheiro público
Opinião: Escândalo de corrupção em Itaberaba deixa prefeito com calças na mão