Governo inicia Operação Bahia sem Fogo 2015; Chapada Diamantina será beneficiada

Postado em mar 29 2015 - 3:09pm por Jornal da Chapada



fogo

Em 2015, representantes de quinze municípios serão contemplados com o treinamento, quatro deles em formato de reciclagem, totalizando aproximadamente 300 inscritos | FOTO: Reprodução |

A realização da 11ª reunião do Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais marca o início da Operação Bahia sem Fogo no ano de 2015. O evento acontecerá na Unidade Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Barreiras, no dia 9 de abril. Na ocasião, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Inema apresentarão o planejamento do Curso de Brigadistas voluntários. Em 2015, representantes de quinze municípios serão contemplados com o treinamento, quatro deles em formato de reciclagem, totalizando aproximadamente 300 inscritos.

Além do curso de Combate aos Incêndios Florestais, os envolvidos devem ser preparados para atuar nas áreas de educação ambiental, com o intuito de conhecer as leis ambientais, fiscalização, operação Bahia sem Fogo e primeiros socorros. O curso com carga horária de 40h envolve teoria e prática, que serão ministrados pelo subtenente Bombeiro Militar (BM) Uirlei Borges, soldado BM Jobson Meira, e a coordenadora da Fiscalização Preventiva de Campo do Inema, Fabíola Cotrim.

Segundo a coordenadora, o comitê atualmente conta com 33 membros, representantes de ONG’s e secretarias. “É ótimo ver que a sociedade está se envolvendo e reconhecendo o êxito de nosso trabalho. Nós somos exemplo para todo o Brasil no que diz respeito à prevenção de incêndios florestais, monitoramento de focos e de calor”, explicou Cotrim, lembrando também que ainda este ano haverá a implantação do Subcomitê Norte/Nordeste, que surgiu através das solicitações da população.

Campanha

A Operação Bahia sem Fogo é coordenada pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, formado por representantes de nove Secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como objetivo atender principalmente às regiões da Chapada Diamantina e do Oeste, onde ocorrem os maiores registros de incêndios.

Comitês

Atualmente, o comitê conta com 33 membros, representantes de ONG’s e secretarias e ainda este ano haverá a implantação do Subcomitê Norte/Nordeste, que surgiu através das solicitações da população.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.