• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Assessoria

Festival de Cinema Baiano divulga local e data de sua quinta edição

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
4 abril 2015 - 23h11
no Assessoria, Cidades, Cultura, Curiosidades, Menu Principal
0
cinema
Desde 2011, o Feciba vem promovendo um deslocamento das discussões a respeito do cinema e do audiovisual baiano para o interior do estado | FOTO: Reprodução |

O Festival de Cinema Baiano (V Feciba) será realizado entre os dias 7 e 13 de junho no Cine Santa Clara em Ilhéus, no sul da Bahia, e continuará fomentando o debate em torno do cinema e da produção audiovisual na região Sul e no estado, com uma programação variada e dinâmica, composta por mostras de curtas e longas-metragens, homenagens, premiação, oficinas de formação para o audiovisual e workshops, além de promover o encontro entre os realizadores e o público, através de bate-papos presenciais e online. O projeto conta com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) por meio do Edital Setorial de Audiovisual vinculado ao Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e é realizado pelo NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e pela Voo Audiovisual.

Desde 2011, o Feciba vem promovendo um deslocamento das discussões a respeito do cinema e do audiovisual baiano para o interior do estado, movimento importante para o fortalecimento das políticas culturais e enfocando a regionalização como um fator importante para a construção da diversidade de identidades dentro do estado da Bahia. Para Cristiane Santana, coordenadora geral do festival, “a diversidade de ações promovidas contribui para que os convidados, o público e os moradores da região possam acessar produções que raramente seriam exibidas numa tela de cinema”.

Mais de 8 mil pessoas já circularam nas quatro edições anteriores do festival e assistiram a 178 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, número que evidencia a necessidade da formação de plateia, além de aproximar e propiciar a identificação da população sul baiana com o cinema produzido em seu estado, onde ela pode mais facilmente se ver representada.

Cristiane afirma ainda que a quantidade de filmes inscritos cresce a cada ano, assim como a qualidade técnica e a diversidade na linguagem e na narrativa. “Os filmes são produzidos de diversas formas, com edital ou independente, e o mais importante é que as pessoas estão enxergando o audiovisual como uma maneira de se contar histórias, de debater ideias e de pensar a nossa realidade”.

Em 2015, a Mostra Competitiva de Curtas premiará o filme vencedor, escolhido por voto popular, com o troféu FECIBA e com R$ 3 mil. Um total de 110 curtas foram inscritos, entre ficções, documentários e animações, vindos de diversas partes da Bahia, com destaque para as cidades de Cachoeira, Itabuna, Ilhéus, São Félix, Juazeiro, Vitória da Conquista, Mutuípe, Serra Preta, Gandu, Sobradinho e Salvador. A lista dos curtas selecionados será divulgada no dia 3 de abril.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

A tragédia de Sobradinho vai ser pior do que a de Cantareira, diz Aleluia

Próximo Post

Luiz Argôlo recebeu pagamentos ilícitos de doleiro, diz PF

Próximo Post

Luiz Argôlo recebeu pagamentos ilícitos de doleiro, diz PF

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.