Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal

Indústria de joias da Bahia é destaque em congresso internacional

rui
Rui Costa durante evento em Salvador | FOTO: Manu Dias/GOBVA |

Pela primeira vez na América Latina, o Congresso da Confederação Mundial de Joalheria (CIBJO) reúne representantes de mais de 50 países, incluindo designers, empresários e joalheiros, em Salvador. A abertura do evento foi realizada na manhã desta segunda-feira (4), com a presença do governador Rui Costa. Na solenidade, Rui destacou a importância da atividade na economia e na geração de emprego no estado. “Queremos estruturar essa cadeia produtiva com incentivo e, além da extração, formação de profissionais de design, que agrega valor a nossas gemas e joias”, disse o governador.

gove
O congresso destaca a sustentabilidade e o mercado justo no mercado de joias, gemas e minerais | FOTO: Carol Garcia/Seco/GOVBA |

O Governo da Bahia incentiva o setor através da redução do ICMS sobre a extração de pedras e metais preciosos. Uma alíquota de apenas 4%, em lugar da tributação normal de 25%, está em vigor desde novembro de 2010. A Bahia é o quinto estado em produção mineral e possui a segunda maior reserva de gemas do Brasil, sendo também o segundo maior produtor de gemas coradas do país.

Nesta 15º edição, o congresso destaca a sustentabilidade e o mercado justo no mercado de joias, gemas e minerais. A realização do encontro, que segue até quarta (6), reforça o potencial da cadeia produtiva de joias e gemas na Bahia nos mercados nacional e internacional, por meio do contato com os principais líderes do setor.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios