Ícone do site Jornal da Chapada

Papa Francisco bebe café orgânico da Chapada Diamantina, fornecido ao Vaticano desde 2011

papa
O café orgânico da Chapada Diamantina chega até a mesa do papa Francisco | FOTO: Meramente Ilustrativa/Luma |

A Bahia, que em 2014 foi o quarto maior produtor de café do país, com 2,28 milhões de sacas, vem conquistando o mercado internacional devido à excelente qualidade do produto cultivado na Chapada Diamantina. Conhecido como café orgânico, sem adição de qualquer tipo de agroquímico, os micros e pequenos produtores da Bahia estão conquistando mercados estratégicos e conseguiram chegar até o Vaticano. Há 20 anos no mercado e com outros quatro ostentando marca e conceito de café torrado, o Latitude 13 Café Especiais fornece, desde 2011, café orgânico para a sede da Igreja Católica, em Roma, sendo o tradicional cafezinho que é servido diariamente, inicialmente ao papa Bento XVI, continuando depois com o papa Francisco.

Leia também:
Bahia pode produzir o melhor café do Brasil; Chapada Diamantina se destaca em concursos
Cafeicultura familiar teve protagonismo no Agrocafé 2015; Chapada volta a se destacar
Família de agricultor produz café gourmet na Chapada Diamantina
Chapada: Agricultor baiano exporta café gourmet para Estados Unidos e Japão
Chapada: Cafeicultores da região vencem concurso de cafés especiais e pedem mais investimentos
Café produzido na Chapada Diamantina é eleito o melhor do Brasil

O fato é que a Bahia, devido à excelente qualidade do solo, sempre em terreno plano e com altitude máxima de 1.300 metros, conseguiu abocanhar fatias específicas dos mercados de café especiais da Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Itália. Grande parte dessa conquista deve ser creditada ao trabalho do casal de empreendedores Luca Allegro e Juli Nunes, descendentes de italianos, responsáveis pelo sucesso do Café Latitude 13. Produzido na região baiana de Ibicoara, na Chapada Diamantina, o café orgânico gourmet detém certificações nacionais e internacionais e segue a tendência de produção sustentável, de qualidade insuperável. O Café Latitude 13 foi selecionado também pelo famoso chef Jamie Oliver e é servido em sua rede de restaurantes.

Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) o desenvolvimento e crescimento da produção cafeeira na Bahia tem importância estratégica porque promove o desenvolvimento social e econômico do Estado, dando emprego e renda ao cafeicultor, com elevados índices de produtividade, além da excepcional qualidade do café ali colhido. A Bahia representa hoje 8% da produção cafeeira nacional, dos tipos arábica e conilon. O café em grão é o quarto principal produto do agronegócio na Bahia, com o Valor Bruto da Produção (VBP) calculado em R$ 1,4 bilhão. O Brasil é o maior produtor mundial de café, 45,3 milhões de sacas de 60 kg, em 2014.

O papa com a presidente da Argentina, seu país de origem – FOTO Reprodução-Internet

Café orgânico certificado
Luca Allegro explica que o café orgânico é certificado pelo Instituto de Biodinâmica de Botucatu, em São Paulo, além de deter o selo de qualidade obrigatório emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), denominado Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SISORG). Esse modelo foi criado pelo governo para identificar e controlar a produção nacional de alimentos orgânicos. Luca Allegro destaca que o pequeno produtor não “deixa a peteca cair”, com a colheita manual do café feita com extremo cuidado e de forma extremamente seletiva, colhendo-se apenas os bons frutos.

O presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes Araújo, lembra que qualidade do café baiano, já testada em vários concursos feitos pelo Brasil afora, com a característica marcante de serem micros produtores, muitos deles trabalhando com esforço próprio sem assistência oficial. Tanto isso é verdade, explica ele, que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) resolveu ser “padrinho” dos próximos participantes de concursos sobre qualidade do café da Bahia. O objetivo é “transformá-los em pequenos produtores, de 30 a 50 sacas anuais, dando-lhes assistência e as condições para crescer e buscar o mercado de restaurantes e hotéis de luxo”.

Nos concursos realizados sobre a qualidade dos cafés especiais, os produtores baianos transformaram-se em vitrine e destaque. No ano passado, por exemplo, durante a realização do 15º Cup of Excellence – Early Harvest 2014, os cinco primeiros lugares foram de cafeicultores da Bahia. Esse concurso, realizado anualmente, tem o apoio do MAPA, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Aliance Coffe Excellence (ACE) e do Sebrae. Para o presidente do júri na ocasião, Silvio Leite, idealizador do evento, a “Chapada Diamantina é um verdadeiro oásis com cafés especiais de altíssima qualidade, sendo vencedores pequenos produtores que realizam uma colheita muito seletiva, de frutos bem vermelhos ou bem amarelos, dependendo da cultivar”.

Café da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/André Esquivel |

Mercado promissor
Dados da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) indicam que a demanda por grãos especiais está crescendo em torno de 15% ao ano no Brasil. O segmento representa atualmente 12% do mercado internacional da bebida, sendo que o valor de venda para alguns cafés diferenciados oscila 30 e 40% acima dos preços praticados em relação ao café convencional.

Em alguns casos, dependendo da qualidade, essas cotações chegam a ultrapassar 100% em comparação ao preço do café normalmente vendido para os consumidores em geral. Os principais mercados externos são o Japão, União Europeia e Estados Unidos. Mas existe ainda um longo caminho a ser percorrido pelos produtores de café orgânico especial: das 20 milhões de sacas consumidas no Brasil, por ano, estima-se que apenas um milhão seja de cafés especiais.

A área total de produção de café na Bahia, no ano passado, foi de aproximadamente 142 mil hectares, envolvendo 167 municípios – dos quais 80 têm grande importância no cenário cafeeiro do Estado – gerando 250 mil empregos. A grande maioria das propriedades, 86% do total, está vinculada a pequenos produtores, sendo que apenas 5% representam áreas superiores a 100 hectares, concentradas no Oeste baiano, onde a atividade é empresarial. A produtividade média é de 16 sacas por hectare: Cerrado (39,6 sacas/hectare); Planalto (8,1 sacas/hectare). As informações são do CNA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas