Jorge Hereda tomou posse como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A solenidade teve a participação do governador Rui Costa, autoridades e membros da sociedade civil.
Hereda foi o escolhido para substituir o interino Paulo Guimarães. Para o novo secretário, um dos principais desafios da pasta no momento é trazer para a Bahia mais investimentos e empregos. “A gente não pode subestimar a situação econômica, mas também não podemos cair na armadilha de achar que não tem mais jeito. Estamos passando por um período de ajuste. É necessário enfrentar a situação. Vamos em busca de trazer melhorias para o nosso estado”, afirmou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
“O secretário Hereda não agirá sozinho, agirá juntamente com os outros secretários estaduais. Precisamos alavancar a economia da Bahia. Temos outras grandes obras para desenvolver, o novo centro de convenções, o VLT [veículo leve sobre trilhos], a outra etapa do metrô são alguns exemplos. Estou focado em ampliar a oferta de empregos no estado”, disse Rui Costa.
Formado em arquitetura na Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jorge Hereda tem 58 anos e ampla experiência no setor público. Ele já atuou em diversas secretarias de São Paulo, a maioria voltada para o desenvolvimento urbano e sustentável, e foi presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab). Um dos cargos de mais relevância ocupados por Hereda foi o de presidente da Caixa Econômica Federal (CEF).