O Governo do Estado divulgou o resultado final do concurso público para provimento de vagas no Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil. A homologação do certame foi publicada no Diário Oficial, do dia 23 de maio, juntamente com os resultados finais da investigação social e da perícia médica. O concurso foi realizado pelas secretarias estaduais da Administração (Saeb) e da Segurança Pública (SSP) e organizado pela Fundação Carlos Chagas.
Os candidatos aprovados dentro do número de vagas serão convocados pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) para o Curso de Formação de Policiais Civis. A aprovação no curso é pré-requisito para o ingresso nas carreiras de Perito Criminalístico, Perito Médico-legal, Perito Odonto-legal e Perito Técnico de Polícia Civil.
Lançado em 2013, o certame ofereceu o total de 130 vagas, sendo 5% do total reservados a pessoas com deficiência. Os aprovados atuarão em seis regiões do estado – Grande Regional Recôncavo (21 vagas), Grande Regional Chapada (20 vagas), Grande Regional Mata Sul (26 vagas), Grande Regional Nordeste (23 vagas), Grande Regional Oeste (20 vagas) e Grande Regional Planalto (20 vagas).
A jornada mínima para as carreiras é de 30 horas semanais. A remuneração para os cargos de Perito Criminalístico, Médico-legal e Odonto-legal em início de carreira pode chegar a R$ 9.173,31, incluindo vencimento básico, Gratificação de Atividade de Polícia Jurídica (GAPJ I) e vantagens relativas à jornada de trabalho de 40 horas semanais. Já para o cargo de Perito Técnico de Polícia Civil, a remuneração inicial, formada por vencimento, Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (GAPJ I) e vantagens para 40 horas, chega a R$ 3.047,14.