Ícone do site Jornal da Chapada

Governo investe na agricultura familiar em Boa Vista do Tupim com distribuição de sementes e mudas

foto1
O secretário de estado Jerônimo Rodrigues com o prefeito Gidu do PT durante entrega de benefícios para agricultores rurais | FOTO: Jornal da Chapada |

O governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), comandada por Jerônimo Rodrigues, investiu no município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, no setor de beneficiamento da agricultura familiar. A ação é mais um passo dado pelo governo para inclusão produtiva dos trabalhadores rurais. Um termo de cooperação foi assinado entre a SDR e a administração do prefeito João Durval Passos Trabuco, o popular Gidu do PT, garantindo a distribuição de 800 quilos de semente de feijão e 800 quilos de sementes de milho. A ação foi parceria do governo com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Reforma Agrária, que beneficiou diretamente 320 famílias de agricultores que vivem na região de Mata do Óleo, na zona rural do município.

O benefício chegou até o lavrador de Mata do Óleo, Eroniledes Guerra da Silva, 49, que mantinha sua produção comprando sementes. “Todo ano, no período de chuvas, plantamos feijão e milho. Sempre comprávamos, mas esse ano fomos presenteados com as sementes. Todas as pessoas já plantaram, agora é só esperar”, diz Eronildes. Vale destacar que a seleção das localidades deve-se ao fato de ser a região que produz neste período de inverno.

Na foto Camilo Lellis, com Marcelo Matos e o coordenador da CDA, Ariosvaldo José de Souza | FOTO: Jornal da Chapada |

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), órgão vinculado à SDR, e em parceria com a administração de Boa Vista do Tupim entregou também 500 mil mudas de palma forrageira a pequenos produtores rurais. Segundo o superintendente da Suaf, Marcelo Vieira Matos da Paz, “essa ação visa apoiar a bovinocultura de leite, base da economia de Boa Vista do Tupim. A entrega é simbólica com uma caçamba carregada com 35 mil mudas de palma que é um alimento estratégico para os animais, principalmente, nos períodos de seca prolongada”.

Sementes e mudas de palma foram entregues a trabalhadores de Boa Vista do Tupim | FOTO: Jornal da Chapada |

“A convite do prefeito Gidu e do secretário municipal de Agricultura e Reforma Agrária, Francisco Neto, deveremos voltar ao município para fazer uma palestra importante sobre produção intensiva de leite. Essa palestra tem como público alvo os agricultores familiares de Boa Vista do Tupim, especialmente os que estão localizados na margem do Rio Paraguaçu, para que eles aprendam como usar o potencial do rio produzindo pastagens irrigadas. Com essa ação, o prefeito pretende universalizar o cultivo de palma no município”, informa Marcelo Matos.

Vale lembrar que toda a palma ofertada pelo governo estadual aos agricultores familiares de Boa Vista do Tupim vem do Centro de Pesquisa e Formação de Agricultores Familiares da EBDA, que fica no município de Utinga, também na Chapada Diamantina. Esse centro de pesquisa é comandado pelos técnicos Camillo Lellis Leão e Itamar Monteiro, ambos também estiveram na entrega dos benefícios para os agricultores da região.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas