Ícone do site Jornal da Chapada

Grupo espanhol amplia indústria de energia eólica na Bahia

foto1
Governador Rui Costa inaugura fábrica de Nacelles da Gamesa para produção de energia eólica, em Camaçari | FOTO: Manu Dias/GOVBA |

Estimulada pelos ventos que impulsionam a economia baiana e incentivada pelo poder público, a cadeia produtiva de energia eólica acaba de receber um novo reforço, com a inauguração da ampliação da planta da Gamesa – empresa espanhola de tecnologia eólica –, na manhã desta segunda-feira (8), em Camaçari.

O governador Rui Costa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, executivos da empresa e demais autoridades participaram do evento realizado na Rua dos Polímeros, Polo de Camaçari. “Todos somos entusiasmados por esta energia. Uma das nossas prioridades é verticalizar a cadeia produtiva da energia eólica no estado. Além de gerar empregos durante a fabricação, a implantação das torres está dinamizando a economia no semiárido baiano, que recebeu novos hotéis, restaurantes, além do arrendamento das terras para implantar as torres. Uma revolução econômica e social para estas cidades”, destacou Rui.

A nova linha de produção conclui a segunda etapa do projeto de implantação na Bahia da empresa espanhola, um dos mais importantes grupos industriais do mundo | FOTO: Manu Dias/GOVBA |

A Gamesa investiu R$ 30 milhões na expansão inaugurada nesta segunda-feira, com expectativa de gerar 570 empregos até o final do ano, sendo cerca de 90% de mão de obra local. A unidade produzirá nacelles, compartimento que abriga todos os componentes essenciais para a produção da energia gerada pelos ventos – o gerador, a caixa de velocidades e o sistema de transmissão.

A nova linha de produção conclui a segunda etapa do projeto de implantação na Bahia da empresa espanhola, um dos mais importantes grupos industriais do mundo. A primeira consistiu da instalação da fábrica de motores, inaugurada em 2011, com a capacidade para produzir 150 unidades/ano.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas